LAZER E PERSPECTIVA

Idosos de Ingaí visitam o câmpus da UFLA

Escrito por Claudinei Rezende | Publicado: Sexta, 16 Junho 2023 11:07 | Última Atualização: Sexta, 16 Junho 2023 11:11
Gentileza solicitar descrição da imagem

Na quinta-feira (15/6), um grupo de 17 idosos do município de Ingaí visitou o câmpus da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Os idosos, participantes de projetos sociais da cidade vizinha de Lavras, vieram acompanhados pelas responsáveis por esses projetos e visitaram pontos importantes do câmpus universitário: a Biblioteca Universitária, a Livraria Universitária, o Centro de Convivência e a Capela Ecumênica.

O grupo de visitantes une os membros de dois projetos ingaienses: o grupo Viva a Melhor Idade, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras); e o grupo Felicidade não tem Idade, que faz parte do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), vinculado à Estratégia Saúde da Família (ESF), popularmente conhecida como Programa de Saúde da Família (PSF).

De acordo com a assistente social responsável por uma das ações, Claine Aparecida Batista dos Santos, essa foi a primeira visita dos grupos à UFLA, um anseio dos participantes que a Universidade se prontificou a atender. “Esses idosos fazem parte de grupos de fortalecimento de vínculo. Toda semana, esses grupos fazem suas atividades rotineiras. Pelo menos uma vez por mês, tentamos fazer alguma atividade diferente para tirá-los da rotina e garantir novas experiências: um piquenique, uma visita a algum lugar, uma caminhada. Alguns que vieram dessa vez não conheciam Lavras e nem a UFLA. Por isso, nós sempre tentamos fazer essas atividades extras para a convivência deles na sociedade e para garantir momentos de descontração”, relata.

Além de Claine, os idosos vieram à UFLA acompanhados de profissionais da saúde.

Podcast Ciência em Prosa 60+

Antes do tour pelo câmpus, os visitantes foram apresentados ao novo projeto das Coordenadorias de Comunicação Social e de Divulgação Científica da UFLA, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig): o Podcast Ciência em Prosa 60+.

O podcast é um programa mensal em áudio voltado para o público acima de 60 anos, que trata de questões científicas presentes no dia a dia. No bate-papo, professores da UFLA esclarecem essas questões. O assunto de cada podcast é definido com a participação do próprio público, que apresenta dúvidas a serem respondidas com base em informações científicas.

O primeiro episódio, chamado “Ih, esqueci! Devo me preocupar?”, abordou o tema esquecimento, com o apoio do professor Igor Petrini, médico geriatra e professor da Faculdade de Ciências da Saúde da UFLA (FCS/UFLA).

Ouça o primeiro episódio completo nos links abaixo:

Spotify

Deezer