Ir direto para menu de acessibilidade.
CULTURA DO ALGODÃO

Projeto Cotton Victoria entrega equipamentos agrícolas na Tanzânia

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Quarta, 21 Junho 2023 12:48 | Última Atualização: Quarta, 21 Junho 2023 12:51
Gentileza solicitar descrição da imagem

Como parte das estratégias de estímulo à produção de algodão na África, representantes do projeto Cotton Victoria realizaram, nos dias 12 e 13/6, a entrega de diversos equipamentos agrícolas na Tanzânia. O Cotton Victoria é um projeto de extensão internacional desenvolvido pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (ABC/MRE), em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e os governos de Tanzânia, Quênia e Burundi.

A solenidade oficial de entrega contou com a participação do embaixador do Brasil na Tanzânia, Gustavo Martins Nogueira, e do embaixador da Tanzânia no Brasil, Adelardus Lubango Kilangi. Também estiveram presentes representantes do Ministério da Agricultura da Tanzânia e membros  do projeto Cotton Victoria, incluindo a equipe técnica de docentes da UFLA.

O embaixador brasileiro explicou que o País não é um doador tradicional, mas usa sua capacidade para compartilhar ou transferir conhecimento por meio da cooperação sul-sul. Para ele, ferramentas e tecnologias simples e acessíveis podem transformar positivamente a agricultura e contribuir para a subsistência de pequenos agricultores.

O maquinário inclui tratores, microtratores, plantadeiras, pulverizadores, aparelhos de laboratório, câmara fria, entre outros. A especificação dos equipamentos foi realizada pela equipe técnica de docentes da UFLA e a aquisição, pela agência brasileira.

 

Capacitação

capacitação algodaoDurante a estadia na Tanzânia, os docentes da UFLA também ministram um curso de produção de algodão aos produtores do país africano.

A capacitação agora está sendo ministrada no Quênia e, de 26 a 30 de junho, também será oferecida aos produtores do Burundi.

No segundo semestre, os docentes da UFLA retornam aos três países africanos para ministrar um novo curso, sobre nutrição de algodão.

 

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção