Tecnologia agroecológica

Artigo de professor da UFLA aborda o desafio de disponibilizar água potável em comunidades carentes

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Terça, 04 Julho 2023 15:41 | Última Atualização: Terça, 04 Julho 2023 20:06

A falta de água potável coloca cada vez mais vidas em risco. Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), a degradação do meio ambiente está causando uma diminuição anual no nível de água potável disponível no planeta. A falta de acesso à água potável é um problema que afeta a dignidade, oportunidade e igualdade das pessoas. As crianças são as principais vítimas de doenças causadas por água contaminada.

Pensando nesse desafio, o professor emérito da UFLA, Gilmar Tavares, acaba de publicar mais um artigo na plataforma global Wikifarmer. O professor sabe bem que para tratar a água e torná-la potável existem várias tecnologias disponíveis, porém, comunidades pobres e distantes geralmente não possuem recursos financeiros suficientes para instalar equipamentos e processos de tratamento de água em seus territórios. No artigo, ele compartilha de forma didática o modelo e formas de uso do Filtro Agroecológico de Água, também conhecido como Filtro de Areia Lento.

“Trata-se de uma tecnologia socioambiental sustentável e já conhecida, acessível e de baixo custo, adequada para todas as comunidades ao redor do mundo. O filtro é construído com materiais simples e baratos, como areia, pedras e carvão (ativado ou não), e é altamente eficiente no tratamento de águas de nascentes naturais”, enfatiza.

O artigo do professor Gilmar Tavares entra na categoria de comunicação pública da ciência e tecnologia. Ele explica com linguagem acessível a diferentes públicos como o filtro pode ser construído, incluindo imagens, bem como o funcionamento do filtro agroecológico. O objetivo é justamente fazer a informação chegar a quem mais precisa. “O Filtro Agroecológico de Água é uma solução eficaz e acessível para tornar a água potável e segura para o consumo humano, especialmente em comunidades carentes e distantes que enfrentam dificuldades no acesso à água tratada”.

O professor acredita que a plataforma Wikifarmer seja um meio eficaz para alcançar mais pessoas. Nesta plataforma, ele já publicou 12 artigos em diferentes temáticas.

Sobre o Wikifarmer

Wikifarmer é uma plataforma global com a missão de capacitar os agricultores através da educação e oferecimento de acesso direto aos mercados comerciais para vender seus produtos a preços justos. É um recurso online onde agricultores e entusiastas da cadeia de abastecimento alimentar da agricultura podem acessar informações relacionadas a práticas agrícolas, técnicas e cultivos de diferentes culturas. Tem como objetivo fornecer informações agrícolas confiáveis e atualizadas para apoiar a agricultura sustentável e a produção de alimentos. Ela utiliza uma abordagem colaborativa, permitindo que os usuários contribuam e editem artigos para compartilhar seus conhecimentos e experiências. O conteúdo fica disponível em 17 idiomas, tornando-o acessível a um público global. A plataforma incentiva usuários de diferentes regiões e origens a trocar ideias, técnicas e melhores práticas, promovendo um senso de comunidade e colaboração entre os agricultores de todo o mundo.

A Organização Internacional para Agricultura e Alimentação (FAO) das Nações Unidas caracteriza a Wikifarmer's Library como "A Wikipédia da Agricultura".

Mais sobre o filtro

O funcionamento do Filtro Agroecológico de Água se baseia na gravidade, fazendo com que a água desça naturalmente, passando lentamente pelas camadas sobrepostas de areia, carvão e pedras ou cascalho. As maiores partículas sólidas dissolvidas são retidas nos primeiros centímetros da camada de areia, formando um lodo orgânico cheio de microorganismos biófagos chamado "biofilme". Ao mesmo tempo, as partículas menores, incluindo coliformes, são digeridas por esses microorganismos biófagos do biofilme, que se fixam e se reproduzem naturalmente nas camadas do lodo orgânico. O carvão e as pedras ou cascalho desempenham um papel importante nesse processo. O carvão retém vários elementos químicos, enquanto as pedras ou cascalho liberam água limpa. O carvão ativado melhora a eficiência de retenção, porque o carvão vegetal, embora também tenha boas propriedades adsorventes, não possui a mesma capacidade de adsorção que o carvão ativado, porém seu custo de produção o inviabiliza para comunidades carentes ".

Sobre o professor

Gilmar Tavares é o idealizador e coordenador do "Projeto Vozes da Africa/Asia" e fundador, em 2009, do Núcleo de Estudos em Agroecologia, Permacultura e Extensão Universitária Inovadora (Neape) e do Núcleo Lavras da ONG-Engenheiros Sem Fronteiras (2012). É professor “Honoris Causa Doctor” (2015) pela ULPGL (Université Libre des Pays des Grands Lacs), Goma/RD Congo. Atualmente é professor titular aposentado e extensionista voluntário do Departamento de Engenharia Agrícola (DEA/UFLA), onde continua coordenando diversos projetos extensionistas participativos no Brasil e ao redor do mundo.

Quer publicar no Wikifarmer? Ela está aberta para submissões por este link

Para maiores informações, contate o professor Gilmar pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.