MOVIMENTO EJs

UFLA tem o maior número de empresas juniores do Sul de Minas: movimento estimula ambiente de inovação e empreendedorismo

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 11 Julho 2023 17:52 | Última Atualização: Quarta, 12 Julho 2023 11:35
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) tem atualmente 18 empresas juniores (EJ’s) ativas – o maior número registrado na Instituição, desde quando foi criada a primeira iniciativa, em 1999: a empresa Comp Júnior, ligada ao Departamento de Ciência da Computação. De acordo com o Núcleo de Empresas Juniores do sul de Minas Gerais, a UFLA é hoje a universidade com maior número de empresas juniores dessa região do Estado, concentrando 43% do total. Juntas, as empresas juniores da UFLA alcançaram, de janeiro a junho deste ano, 240 mil reais de faturamento. A Instituição tem também a maior empresa júnior da região em número de participantes – a Terra Júnior.

Minas Gerais destaca-se na presença de empresas juniores, com mais de 300 delas em atividade, vinculadas à Federação das Empresas Juniores do Estado de Minas Gerais (Fejemg). As empresas juniores são instituições formadas por estudantes de graduação, organizados em associação civil sem fins lucrativos, com o objetivo de prestar serviços e realizar projetos em suas áreas de formação, sob a orientação de professores universitários.  São iniciativas que contribuem para um país mais empreendedor, fortalecem a formação universitária por meio da prestação de serviços e contribuem diretamente com a sociedade por meio da execução de projetos que podem ser contratados por empresas, instituições e organizações não governamentais a custos mais baixos.

Na UFLA, as empresas juniores são cadastradas pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), por meio da Coordenadoria de Entidades de Extensão. A coordenadora, professora Fernanda Carvalho Lopes de Medeiros, explica que a Universidade apoia e incentiva as empresas juniores como agentes de transformação e fomento ao empreendedorismo. “Por meio delas, os estudantes das empresas juniores da UFLA têm a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula, enfrentar desafios reais e desenvolver habilidades profissionais diferenciadas, ao mesmo tempo em que colaboram com a prestação de serviços à sociedade, oferecendo aos clientes a vantagem de aplicarem, nos produtos e serviços, conhecimentos atualizados, gerados a partir das rotinas acadêmicas de ensino e pesquisa”.

De acordo com o atual presidente do Núcleo das EJ`s do sul de Minas, Tomás Simões Silva, as empresas juniores têm uma organização que alinha e zela pelo movimento em todos os níveis. “Já é um movimento muito grande. Surgiu lá em Paris em 1967, chegou ao Brasil em 1988 e estourou. Hoje já são mais de 1,6 mil EJs com impacto de mais de 80 milhões de reais na economia brasileira. Por isso, existem organizações que atuam para dar suporte às empresas juniores, como a Brasil Junior, a Fefemg e o Núcleo Sul de Empresas Juniores”, explica.

Diferencial na formação dos estudantes

O consultor e pesquisador graduado pela UFLA Pedro Quinute foi integrante da empresa Terra Júnior e relata o quanto a experiência foi importante para o percurso profissional que trilhou. “Essa atuação foi um divisor de águas na minha formação pessoal e profissional. Por se tratar de uma empresa multidisciplinar, o crescimento é potencializado ao convivermos com os colegas de diversas áreas e diferentes pontos de vista. Durante vários anos, pude vivenciar na prática o processo gerencial e técnico de uma empresa de consultoria agronômica. Vivi diversos desafios, que hoje ultrapasso com mais facilidade em minha própria empresa de consultoria, que só consegui idealizar após a experiência que acumulei passando pelos cargos de trainee, consultoria e diretor da Terra Jr. Hoje atuo com consultoria e pesquisa em mais de 30 fazendas no sudeste e nordeste brasileiro. Sou extremamente grato pelos momentos enriquecedores que o movimento empresa júnior me permitiu vivenciar”

A Terra Júnior é uma das empresas juniores ativas na UFLA e atua há 20 anos no segmento de projetos e assistência técnica para produtores rurais. Possui integrantes de diversos cursos de graduação, como Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal, Administração, Medicina Veterinária e Zootecnia, sendo considerada a empresa júnior com maior número de participantes no sul de Minas. Apresenta portfólio de serviços que atendem às áreas de produção agrícola, animal e florestal.

Atuação social: consultorias para organizações que não dispõem de recursos

O Núcleo das EJ`s do sul de Minas, ao qual as empresas juniores da UFLA estão ligadas, lançou o projeto "Cultiva Minas". Por ele, as afiliadas são chamadas a prestar consultoria a organizações não governamentais e microempreendedores que não dispõem de recursos para contratação de serviços especializados. “Dessa maneira, a organização poderá receber orientações sobre como aprimorar seu negócio. Tanto as empresas juniores quanto a sociedade saem ganhando. Os interessados podem entrar em contato conosco pelo telefone (19) 99866-9016”, informa Tomás.

Acesse a relação de empresas juniores da UFLA

Apuração: Lucas Hernandes (bolsista Proat/Proec). Revisão: Ana Eliza Alvim (jornalista).