UFLA na Comunidade

Projeto de extensão ajuda estudantes de Lavras no cultivo de hortas na própria escola e no câmpus da Universidade

Escrito por Claudinei Rezende da Silva | Publicado: Sexta, 14 Julho 2023 09:31 | Última Atualização: Sexta, 14 Julho 2023 09:38
Gentileza solicitar descrição da imagem

Para além de hortas, cultivar conhecimentos é um dos objetivos do projeto de extensão “Implantação de horta educacional infantil na UFLA: plantando sementes para a Educação Ambiental”. O projeto  vinculado à Escola de Ciências Agrárias de Lavras (Esal/UFLA), reúne estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Francisco Sales.

Com as ações semanais realizadas tanto na UFLA quanto na Escola, os adolescentes passam a ter contato com o manejo e o plantio de variados tipos de hortaliças, aprendendo técnicas de cultivo sustentáveis. De acordo com o estudante Matheus Carvalho Ataíde, cuidar, plantar e colher têm sido uma boa experiência. “O projeto é interessante. A turma toda desce, a gente mexe na horta e é bom ser responsável por ela. Isso contribui lá na cozinha para ter alimentos mais saudáveis. É bom demais”, relata.

Além de fazer parte da merenda dos estudantes da Escola, as hortaliças produzidas lá também são comercializadas para toda a comunidade escolar: para os pais, vizinhos e para os próprios funcionários. O dinheiro arrecadado com as vendas será utilizado na formatura dos discentes das turmas envolvidas no projeto.

Em contrapartida, as mudas e hortaliças cultivadas no câmpus universitário atendem também a outros  projetos de extensão, como o desenvolvido em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e a banca de hortaliças no modelo “pegue-pague”, que ocorre toda quinta-feira no canteiro central da UFLA.

Técnicas em prática

Parceiro do projeto, o professor da Esal/UFLA Cleiton Lourenço de Oliveira conta que, com as ações realizadas no Setor de Olericultura da UFLA, os estudantes aprendem técnicas simples de cultivo. “Entre elas, esses alunos fazem técnicas de compostagem e de propagação de plantas. Na compostagem, basicamente se utiliza palha, capim, restos vegetais e outros materiais orgânicos para que eles, após a decomposição, se tornem um adubo natural, um composto extremamente fértil. A outra técnica é a da propagação de espécies olerícolas, que são as hortaliças que nós consumimos. Os estudantes fazem a técnica da sementeira, em que você utiliza sementes para poder colocá-las em um canteiro pré-preparado. Na hora que a semente germina, que você tem a plântula pequenininha, você a leva para um canteiro definitivo.”

Universidade e sociedade

O projeto é coordenado pelo professor e vice-reitor da UFLA Valter Carvalho de Andrade Júnior.

Além do professor  Cleiton, a iniciativa conta com outros professores da UFLA e da Escola, de estudantes de graduação e pós-graduação, em especial, do Núcleo de Estudos em Olericultura (Neo/UFLA).

O projeto, que também incentiva uma formação pessoal, profissional e acadêmica, conta com a participação de um estudante bolsista do curso de Agronomia da UFLA, Igor de Andrade, e da técnica do Setor de Olericultura Stefany Martins da Silva Lino.

Assista ao vídeo do UFLA na Comunidade para conhecer alguns dos envolvidos no projeto: