ACOLHIMENTO, FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO

UFLA e Secretaria Municipal de Educação realizam semana de integração e formação de novos profissionais da educação

Escrito por Alessandra Reis | Publicado: Terça, 25 Julho 2023 15:03 | Última Atualização: Terça, 25 Julho 2023 17:50
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Didática (Forpedi) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), realizou entre os dias 17 e 25 de julho, uma semana de integração e formação para cerca de 450 novos professores e profissionais da educação. O evento teve como objetivo proporcionar uma imersão formativa para que docentes e profissionais da educação conhecessem as características da rede, forma de trabalho e proposta pedagógica.

Durante a semana, os novos professores e profissionais da educação (diretores, supervisores escolares e equipe da secretaria de Educação), participaram de atividades formativas que foram desenvolvidas pensando nas especificidades e demandas de cada grupo de profissionais. As atividades abarcaram desde questões e debates sobre a chegada na Rede Municipal, o trabalho nela desenvolvido e seus documentos norteadores, até possibilidades de contribuição e desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas considerando o acolhimento aos estudantes e famílias com os quais terão contato. Além disso, foram abordados temas relacionados ao planejamento e organização da ação didática, avaliação da aprendizagem e avaliação externa, educação especial e inclusão, bem como educação para as infâncias e seus cuidados.

Para a professora Francine de Paulo Martins Lima, docente da Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letras (Faelch) e coordenadora do Forpedi, “esta é uma iniciativa inovadora no Brasil, cujo objetivo é qualificar os processos de desenvolvimento profissional de docentes da educação básica, notadamente os iniciantes, por meio do acolhimento, acompanhamento e indução desses professores e profissionais a fim de minimizar o choque com a realidade profissional e situações de sofrimento e sentimento de medo e insegurança comuns no início da profissão, o que muitas vezes acarreta no abandono da carreira, pois esses profissionais sentem-se sozinhos frente a tantos desafios da profissão”.

Com essa semana de integração e formação, a Secretaria Municipal de Educação de Lavras busca garantir que os novos professores e profissionais da educação estejam preparados para atuar na rede municipal, oferecendo um ensino de qualidade e contribuindo para o desenvolvimento dos estudantes. “A realização do concurso público e efetivação de novos profissionais da educação básica representa a garantia da qualidade do ensino ofertado pela rede municipal, uma vez que os novos professores estão sendo altamente capacitados e irão garantir a continuidade no processo de ensino-aprendizagem dos nossos estudantes. Ressalta-se, ainda, a parceria com a UFLA e o Forpedi, que veio somar ao trabalho na formação de professores com qualidade, atendendo as demandas de formação da rede municipal e dos seus profissionais. Esse é um momento de muita alegria para todos nós”, comenta Maria Helena de Abreu, secretária de Educação de Lavras.

Para Breno Alvarenga, supervisor novato na rede de Lavras, essas duas semanas materializaram a importância do diálogo entre universidade e escola. Nayane Aparecida de Souza Prado, professora iniciante licenciada pela UFLA, comenta que a semana de integração foi um espaço de acolhimento e partilha de conhecimentos: “os diálogos trazem saberes e concepções teóricas construídos no contexto da escola. Isso me traz a segurança de que estamos falando de uma escola real e que estarei preparada para atuar nesse espaço”.

A secretária adjunta Bernadete Mota destacou que as formações buscam atender às especificidades de cada segmento, trazendo possibilidades de reflexões sobre o papel de cada profissional enquanto agente transformador. “Todo o processo formativo busca colaborar com orientações e acompanhamento para que a continuidade do planejamento que foi iniciado no 1º semestre seja concluído com sucesso”, afirmou.

O evento teve como encerramento um momento cultural, com a participação do Grupo Teatro Construção, Músicos da Orquestra de Cordas da UFLA e a colaboração da professora Dalva Lobo, coordenadora de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão da UFLA.