UFLA NA COMUNIDADE

Cafeteria Escola CafEsal auxilia pequenos produtores na torra e comercialização de café

Escrito por Claudinei Rezende | Publicado: Terça, 01 Agosto 2023 17:43 | Última Atualização: Sexta, 11 Agosto 2023 10:29
Gentileza solicitar descrição da imagem

Na Universidade Federal de Lavras (UFLA), o projeto de extensão Cafeteria Escola CafEsal, vinculado à Escola de Ciências Agrárias de Lavras (Esal/UFLA), vem auxiliando pequenos produtores na torra e também na comercialização dos grãos que são uma paixão nacional.

Entre os produtores  participantes está Maria Helena Brunelli, produtora no município de Ingaí, Minas Gerais. “Há muito tempo, eu comecei a acompanhar o desenvolvimento da UFLA e fui a um encontro de cafeicultores. Eu fiquei encantada com a Universidade, com a sua estrutura e com a abertura das pessoas”, comenta. Depois, Maria Helena e o esposo, Pedro, conheceram o projeto de extensão CafEsal e a produção de café teve novo direcionamento.

A produtora ressalta que a torra de seus cafés no câmpus da UFLA é um grande auxílio na sua rotina de produção. De acordo com Emanuelle Costa, barista e mestre de torra do projeto, todos os beneficiados têm acesso a esse serviço. “Os produtores que têm interesse trazem o café até a UFLA. No projeto da CafEsal, nós temos a nossa mini-indústria, que é a Unidade de Torrefação, onde fazemos a torra para esses cafeicultores de forma acessível.”

A coordenadora do projeto e professora da Esal/UFLA, Dalyse Toledo Castanheira, ressalta que, para além da torra, o projeto funciona como uma vitrine para expor os produtos desses parceiros e otimizar o processo de comercialização dos cafés. “Isso é muito importante porque o produtor consegue agregar valor ao seu produto e nós, como um projeto de extensão, conseguimos ajudar na exposição desses produtos e na própria comercialização. É importante destacar que, apesar de expormos os produtos na Cafeteria, o recurso arrecadado pelas vendas vai direto para os produtores”, revela Dalyse.

A Cafeteria Escola CafEsal teve início em outubro de 2016. Assista ao vídeo do UFLA na Comunidade para saber mais e conhecer alguns dos envolvidos no projeto: