Ir direto para menu de acessibilidade.
atletismo

Atleta do Cria Lavras conquista medalha de prata em Campeonato Sul-Americano

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Sexta, 04 Agosto 2023 15:32 | Última Atualização: Terça, 19 Março 2024 08:53
Gentileza solicitar descrição da imagem

A atleta Jaíny Suelen dos Santos Barreto, do projeto Cria Lavras Atletismo, representou as cores da seleção brasileira no último fim de semana, 28 a 30 de julho, no Campeonato Sul-Americano de Atletismo/São Paulo, nas provas de revezamento 4x400m feminino e misto.

Jaíny garantiu a vaga na delegação após resultado no XLII Troféu Brasil Loterias Caixa de Atletismo 2023, em que obteve a medalha de bronze. A atleta era reserva na prova de 4x400m misto (duas mulheres e dois homens) e titular do revezamento 4x400m feminino (cada mulher corre 400m).

Na sexta-feira (28/7), para poupar as corredoras de 400m do Brasil que iriam competir no sábado, Jaíny assumiu uma das vagas de titular ao lado de Júlia Ribeiro, Tiago Lemes e Douglas da Silva, que conquistaram com a marca de 3'18''02, a medalha de prata.

Já no domingo (30/7), Jaíny correu ao lado de Tiffany Beatriz, Júlia e Deysiellen e obtiveram a marca de 3'31''63 que também lhes deu a medalha de prata. Pontos importantes para a colocação por equipes, em que o Brasil venceu a disputa no feminino, masculino e geral.

Esses resultados confirmam a boa fase da atleta que hoje é a terceira melhor na modalidade no ranking brasileiro e que a coloca em condições de brigar por vaga em outras competições internacionais ainda neste ano.

A atleta é natural de Japratuba-SE e veio para Lavras com 15 anos a convite do professor Fernando Roberto de Oliveira, que a viu competir nas provas de saltos horizontais. Desde então, a atleta vem colhendo os frutos do seu esforço e juntamente com as medalhas de prata no sul-americano conquistou ainda a vaga no curso de Educação Física da UFLA (Sisu 2023/2), confirmando, então, o sucesso do projeto que visa a oportunizar não somente perfomances esportivas, mas também interesse pelo ambiente acadêmico.

Na mesma competição, Eduardo Ribeiro Moreira, o Dudu, atleta formado no projeto Cria Lavras se consagrou campeão dos 800m rasos, fato esse que garantiu sua vaga no mundial de atletismo em Budapeste, que será realizado de 19 a 27 de agosto. Atualmente no Esporte Clube Pinheiros, Dudu treina com Clodoaldo do Carmo em Bragança Paulista/SP e tem se destacado pelas excelentes performances.

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção