Ir direto para menu de acessibilidade.
Patrimônio Histórico

Museu Bi-Moreira avança em projeto de estruturação para reabertura à visitação pública

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Segunda, 14 Agosto 2023 14:30 | Última Atualização: Quarta, 16 Agosto 2023 14:08
Gentileza solicitar descrição da imagem

No dia 9/8, a equipe do Setor de Patrimônio Museológico da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec-UFLA) recebeu a visita da museóloga Heloísa Vidigal e da conservadora Blanche Matos, responsáveis pela elaboração do diagnóstico do estado de conservação do acervo museológico do Museu Bi Moreira. Vinculado à Universidade Federal de Lavras (UFLA), o diagnóstico representa mais um passo no processo de reestruturação e requalificação do Museu Bi Moreira para que ele seja reaberto à visitação pública. 

O Diagnóstico integra o projeto "Por que o MBM-UFLA está fechado? Criando as bases para a preservação do patrimônio cultural universitário", coordenado pela museóloga Patricia Muniz, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

“O Museu Bi Moreira encontra-se fechado para visitação, mas continua recebendo pesquisadores e realizando um trabalho interno constante, visando a sua abertura total”, explica Patrícia Muniz.

Patrimônio Histórico

Em 2022 foi comemorado o centenário do prédio Álvaro Botelho, atual sede do Museu Bi Moreira e primeira edificação da Escola Agrícola de Lavras (EAL), que deu origem à UFLA. Como previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2021-2025), o objetivo é requalificar o museu e sua reserva técnica de acordo com as recentes exigências do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM). O prédio  é protegido pelo órgão do patrimônio cultural municipal e integra o Campus Histórico da UFLA, importante conjunto arquitetônico de valor patrimonial e cultural.

Para mais informações visite o site: www.museus.ufla.br 

Na imagem, da esquerda para direita: Blanche Matos, Janaine Carvalho, Patricia Muniz, Heloisa Vidigal

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção