Ir direto para menu de acessibilidade.
UFLA em Movimento

Equipe Troia conquista 5 troféus no maior evento de combate de robôs da América Latina

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Quinta, 17 Agosto 2023 15:47 | Última Atualização: Quinta, 17 Agosto 2023 16:09
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Equipe de Tecnologia, Robótica, Otimização e Inteligência Artificial da Universidade Federal de Lavras (Troia/UFLA) foi novamente destaque na segunda edição da RoboCore Experience, o maior evento de combate de Robôs da América Latina, realizado no evento de tecnologia Campus Party, em São Paulo, de 26 a 30 de julho. A equipe da UFLA participou de todas as modalidades de combate e conquistou cinco troféus. Nesta edição, a competição contou com mais de 1100 competidores e mais de 500 robôs inscritos.

O evento conta com equipes de robótica de todo o País, e possui diversas categorias de competição, entre elas Hockey de Robôs, Sumô de Robôs, Futebol de Robôs, Seguidor de Linha, Combate de Robôs e Trekking. A equipe Troia participou de todas as modalidades do combate de robôs, que variam de 150g até 27.2Kg, com os respectivos robôs: Bala no Alvo (150g), Muriçoca (454g), Cavaco (1,36Kg), Matador (1,36Kg), Pé de Pano (5,4Kg), Furiosa (5,4Kg), Pegasus (13.6Kg), Ragnar (27.2Kg). 

Nas categorias autônomas, o grupo participou de todas as categorias: Seguidor de Linha com o robô Lightning, Sumô Mini Autônomo e Rádio Controlado (500g) com a robô Karminha, Futebol Mini e Simulation Mini, com o time Fifi Soccer Team, além da categoria Trekking, com o robô Corcel. Na categoria Hockey de robôs, o time participou na modalidade Pro (6,8Kg), com o Tesla Hockey Team.TROIA PROVA

Durante os cinco dias de competição, a equipe Troia conquistou quatro troféus de prata e um de bronze.

  • 2º com o robô Ragnar da categoria LigthWeight 27,2 kg 
  • 2º com o robô Pegasus da categoria FeatherWeight 13,6kg 
  • 3º com o robô Muriçoca da categoria AntWeight 454g 
  • 2º com o Fifi Soccer Team da categoria Futebol Simulation Mini
  • 2º com o Tesla Hockey Team da categoria Hockey Pro (6,8kg)

O desempenho nesta edição da competição confirma a equipe Troia como uma das mais importantes do País. Alguns dos robôs desenvolvidos pelos estudantes já são conhecidos do público e estão no topo do ranking nacional. Este é o caso do Pegasus (2° lugar nacional na categoria FeatherWeight) e Team Tesla (2° lugar nacional na categoria Hockey Pro), Cavaco (3°lugar nacional  (na categoria combate de robôs 1,36Kg) e Pé de pano (3° lugar nacional na categoria combate de robôs 5,4 Kg). Além disso, outros três robôs figuram no top 10 do ranking nacional: Ragnar (6°); Karminha RC (8°) e Muriçoca (9°). 

Vale ressaltar a garra e o esforço da equipe que, durante uma das lutas da categoria FeatherWeigth, o robô Pegasus, de 13.6Kg, pegou fogo, o que ocasionou a perda no combate e de diversos componentes do robô. Com persistência, os membros se mobilizaram e reconstruíram o projeto durante a madrugada para que ele pudesse voltar para competição, alcançando o 2º lugar no campeonato.

“A equipe Troia mais uma vez evidenciou sua competência e profissionalismo, frutos de um trabalho dedicado, comprometido e organizado”, enfatiza o professor Felipe Oliveira e Silva, da Escola de Engenharia (EENG). Segundo ele, apesar das dificuldades e danos sofridos durante a competição, os alunos se mostraram aptos a reconstruir e reparar os robôs no devido tempo, e como consequência conquistaram ótimas colocações em diversas categorias. “Deixo registrado meus parabéns à equipe, a qual, ano após ano, tem se colocado entre as melhores do Brasil, e divulgado com êxito o nome da UFLA”, reforça.

TROIA COMBATE2Inspiração para inovação

As competições de robôs são organizadas pela RoboCore desde 2005, com o propósito de incentivar o desenvolvimento de novas tecnologias, além de proporcionar um espetáculo para todo o público, que vibra com as batalhas, uma experiência no universo da robótica.

De acordo com o estudante Davi Alves Parreira, da Engenharia de Controle e Automação, o evento é o mais aguardado pelas equipes competidoras devido ao alto nível de competitividade. “A equipe vem se preparando desde o ano passado na concepção de melhorias nos projetos e na manufatura dos robôs. O resultado foi muito positivo e superou o melhor desempenho da equipe em competições, que havia sido em 2016”, declara.   

Trajetória de sucesso

A Equipe Troia completou 11 anos de história. Conta com 35 membros ativos, divididos em três áreas: Mecânica, Eletrônica e Gestão & Marketing. A equipe surgiu da fusão entre dois núcleos de estudo da UFLA, o CTRL-A e o NemecaBotz. O grupo conta com estudantes de diferentes cursos da Universidade, em especial da Engenharia Mecânica, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Física, Engenharia Química e Administração. 

TROIA MONTAGEM

TROIA EQUIPE



 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção