Ir direto para menu de acessibilidade.
Câmpus Paraíso

Câmpus Paraíso compartilha conhecimentos no 1º Encontro de Estudantes do Ensino Médio em Tempo Integral

Escrito por Alana Freitas | Publicado: Sexta, 18 Agosto 2023 17:26 | Última Atualização: Sexta, 18 Agosto 2023 18:15
Gentileza solicitar descrição da imagem

Uma equipe de professores e acadêmicos do câmpus da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em São Sebastião do Paraíso, marcou presença no 1º Encontro de Estudantes do  Ensino Médio em Tempo Integral (Emti), realizado no município nesta sexta-feira (18/8). 

O evento, promovido pela Superintendência Regional de Ensino (SRE), reuniu cerca de 700 estudantes de escolas públicas de nove cidades da região sudoeste de Minas Gerais, na Arena Olímpica João Mambrini. No local, foram montados estandes, com atividades como  ping-pong, xadrez, soneca, leitura, meditação, trança e desenhos, além de apresentações de danças e jogos esportivos entre times das escolas participantes. 

O câmpus Paraíso levou um ônibus para a área externa da Arena Olímpica, que ficou aberto para a visitação dos alunos. Além disso, professores e acadêmicos apresentaram aos visitantes os cursos disponíveis do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (Ictin-UFLA), as formas de ingresso na UFLA, e foram distribuídos materiais de campanha aos visitantes. 

“A UFLA veio para mostrar a esses alunos que eles têm a oportunidade de ingressar no ensino superior gratuito de alta qualidade, em um câmpus próximo de casa e com toda a estrutura necessária para os cursos que estão disponibilizados aqui. Então o nosso objetivo é chamar a atenção desses adolescentes sobre o quanto o ensino superior pode realmente transformar a realidade de vida deles”, destacou a docente Geandra Queiroz. 

Para a estudante Laune Santos, do segundo ano da Escola Estadual Nossa Senhora de Aparecida, de Guaxupé, o ônibus da UFLA foi fundamental para ela conhecer mais de perto a Universidade. “Eu conhecia a UFLA só de nome, nunca tinha participado de uma ação com alunos e professores de lá. Então aqui serviu para eu ouvir conselhos dos professores, tirar dúvidas que eu tinha sobre como eu poderia me tornar uma aluna. Enfim, hoje eu despertei muito mais para tomar essa decisão de buscar uma vaga na UFLA”, afirmou a adolescente. 

A analista educacional do programa Escola em Tempo Integral, da SRE em Paraíso, Vanessa Barbosa de Oliveira, explica que o objetivo do evento foi criar um espaço para que as escolas e alunos mostrem suas ações realizadas dentro do programa EmtiI. 

“Um espaço para mostrar ações desenvolvidas e para uma troca de experiências entre as escolas. Essa foi a primeira edição, mas existe uma expectativa de colocar essa ação no nosso calendário anual. Um outro objetivo que temos é incluir, além dos alunos do ensino médio, os alunos do 9º ano, que vão entrar no ensino médio, para que eles entendam como o programa funciona, para que conversem com outros alunos, tudo para prepará-los da melhor forma possível”, enfatizou. 

Para a analista da SRE, a presença da UFLA é fundamental em eventos que reúnem estudantes do ensino médio. “Eles estão no momento decisivo, no qual o ensino básico termina e precisam se decidir em cursar o ensino superior. A UFLA na nossa região chegou como uma grande oportunidade para os alunos do ensino público, uma oportunidade de cursar engenharia em uma universidade pública, próximo de casa. Então, trazer a UFLA para apresentar essa oportunidade é algo muito importante para nós”, finalizou Vanessa. 

Emti

O Ensino Médio em Tempo Integral é uma iniciativa que ganhou destaque nos últimos três anos no estado de Minas Gerais e vem proporcionando aos alunos da rede estadual de ensino uma formação completa com foco no protagonismo. 

Segundo o governo do Estado, até o fim deste ano, a modalidade de ensino será ofertada em 721 escolas, abrangendo 406 municípios, dos quais 68 terão, pela primeira vez, pelo menos uma unidade que irá ofertar a modalidade. Das novas escolas, 40 irão oferecer exclusivamente o Emti Profissional. Com a ampliação, serão disponibilizadas pela SEE/MG cerca de 120 mil vagas. Até 2022, o Emti era ofertado em 591 escolas estaduais.

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção