CIÊNCIA EM PAUTA

Congresso de Melhoramento de Plantas, organizado com participação de equipe da UFLA, teve abertura oficial em Caxambu (MG)

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Terça, 22 Agosto 2023 16:22 | Última Atualização: Segunda, 28 Agosto 2023 13:47
Gentileza solicitar descrição da imagem

Uma equipe da Universidade Federal de Lavras (UFLA) marcou presença, nessa segunda-feira (21/8), na sessão solene de abertura do 12º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, realizada em Caxambu (MG). Dos seis membro da comissão organizadora do Congresso, quatro são professores da Instituição e outros dois são da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O reitor da UFLA, professor João Chyrsostomo de Resende Júnior, esteve presente na solenidade, ressaltou a importância da temática para a ciência e a sociedade e lembrou que cerca de 90% da produção científica desenvolvida no País é feita nas universidades públicas.

O melhoramento genético de plantas é um processo científico que busca desenvolver variedades que atendam melhor às necessidades agrícolas, por serem mais resistentes a doenças, mais produtivas e adaptadas a determinadas condições climáticas. Os benefícios gerados a partir do melhoramento genético de plantas podem chegar à sociedade por meio do aumento da disponibilidade de alimentos, da melhoria de sua qualidade, da economia na demanda por água, da redução na utilização de produtos químicos, entre outros.

O Congresso destinado a discutir o tema - e promovido pela Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas (SBMP) - é realizado desde 2001, com edições bianuais. Um dos objetivos é estimular e promover atividades relacionadas ao melhoramento de plantas, no que diz respeito à formação de novos melhoristas e à obtenção de produtos tecnológicos para a atividade agrícola brasileira. A UFLA teve sua última participação na organização do evento em 2009.

Na 12ª edição do evento, o professor do Instituto de Ciências Naturais (ICN) João Cândido de Souza preside a comissão organizadora, também como presidente da SBMP no biênio 2022/2023. A comissão conta, ainda, com a atuação do professor da Escola de Ciências Agrárias de Lavras (Esal/UFLA) Adriano Bruzi (vice-presidente); o professor da Esal/UFLA José Maria Villeta Pádua e a professora do ICN Flávia Maria Avelar Gonçalves. Da UFV, são os professores Felipe Lopes Silva e Maicon Nardino.