SUS

Debate sobre os desafios da reconstrução do SUS após a pandemia de Covid-19 foi realizado na UFLA

Escrito por Karina Mascarenhas | Publicado: Segunda, 04 Setembro 2023 15:42 | Última Atualização: Segunda, 11 Setembro 2023 08:50
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) promoveu o debate "Os desafios da reconstrução do SUS no pós-pandemia", no dia 1°/9, como parte das comemorações de seus 115 anos.

Em meio às adaptações de protocolos, envio de recursos financeiros e gestão, o SUS se viu em um novo momento, no qual tem se reformulado, como explica o procurador-adjunto consultivo e representante da Secretaria Municipal de Saúde, Álvaro José Pereira Neto. “A saúde é uma área sensível e que demanda atenção do poder público para a tomada rápida de decisões. A pandemia contribuiu para a avaliação dos processos e fluxogramas na gestão pública e, a partir dos recursos que chegaram para o enfrentamento à Covid-19, dos prazos para execução, um novo paradigma se coloca. O desafio agora é: como será a administração a partir desse novo momento e do uso de novas tecnologias”.

Considerado um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo, o SUS foi criado pela Lei 8080/1990 e garante acesso e atendimento gratuito à Saúde. A representante da Secretaria Estadual de Saúde, Mayla Magalhães, lembrou a importância de se valorizar o SUS como um patrimônio acessível a todos. “O SUS é a porta de entrada do usuário, os profissionais que ali trabalham estão dedicados a promover, acolher, prevenir e curar as pessoas. Ter momentos como esse de debate dentro da universidade enriquecem o SUS ”.

O debate foi mediado pelo diretor da Faculdade de Ciências da Saúde da UFLA (FCSA), professor Luiz Henrique Rezende Maciel, que lembrou o papel extensionista da Universidade, de expandir discussões como a que foi realizada e, sobretudo, contribuir para a formação dos estudantes. “Temos na nossa programação eventos dos departamentos da FCSA  separados, bem como aqueles abertos, para tratar de temas de saúde que atendem à nossa comunidade”, disse.

Clique na foto abaixo para acessar o álbum de imagens do debate

Assunto(s): SUS , Covid-19 , Saúde , Saúde Pública