INCENTIVO À LEITURA

Encontro literário transforma câmpus da UFLA em livraria ao ar livre

Escrito por Claudinei Rezende e Karina Mascarenhas | Publicado: Quarta, 06 Setembro 2023 16:56 | Última Atualização: Segunda, 11 Setembro 2023 08:41
Gentileza solicitar descrição da imagem

Durante as comemorações dos 115 anos da Universidade Federal de Lavras (UFLA), o hall do anfiteatro dos departamentos de Estudos da Linguagem e de Ciências Humanas (DEL/DCH) foi transformado em uma livraria acessível para toda a comunidade. No período diurno do dia 5/9, a 1ª edição da Feira Literária da UFLA proporcionou para sebos e livrarias, incluindo a própria Editora UFLA, um espaço aberto para a venda de livros dos mais diferentes gêneros.

Já à noite, houve a exposição de livros autorais, com a oportunidade, para o público, de conversar e conhecer alguns autores, como egresso da UFLA que veio de Sete Lagoas (MG) Ernani Clarete da Silva. “Eu não esperava que algum dia isso pudesse acontecer. Fazia muito tempo que não vinha aqui. Quando comecei a subir para o câmpus, veio toda a minha memória de quando estudei”. O autor, que atualmente é docente da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), já publicou seis livros de ficção policial, abordando temas como racismo.

O professor da Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letras (Faelch/UFLA)  Marco Antônio Villarta Neder, habituado com as publicações acadêmicas, levou aos presentes seu primeiro livro de poemas. “É uma experiência bastante diferente em termos de escrita. É claro que o nosso conhecimento ajuda em algum ponto, mas o processo de publicação é uma outra forma de inserção”, comentou. Já o professor Vanderlei Barbosa exibiu quatros livros de diferentes gêneros. “Minha área de formação é a filosofia, mas além do ofício acadêmico, tenho grande paixão pela literatura e sempre que posso escrevo sobre poesia e contos”. Assim também foi o caso da professora da Escola de Engenharia (EENG) Raquel Linhares, que expôs seus livros de romance no evento. “Para mim é uma grande satisfação expor meus livros aqui, principalmente por eu ser da área de engenharia; isso mostra para a comunidade universitária como multifacetados todos nós somos, somos muito plurais”.

A estudante do curso de pedagogia Mariana de Almeida Oliveira deparou-se com a feira, não deixou de conferí-la e aprovou a iniciativa. “Eu achei uma experiência extraordinária, maravilhosa, porque não é sempre que a gente vem a alguns lugares de graça para poder conhecer mais sobre os escritores, como aqui. Achei perfeito”.

Uma das organizadoras do evento, bem como autora e professora da Faelch, Dalva de Souza Lobo conta que a ideia da feira surgiu de uma conversa dela com o diretor da Editora UFLA, Flávio Monteiro de Oliveira. “Pensamos em fazer um encontro literário para prestigiar os autores da Universidade. Temos vários colegas, professores, técnicos administrativos que são muito talentosos. Então, pensamos em reunir esses talentos e promover esse primeiro encontro. Como faço parte da Academia Lavrense de Letras, também houve a articulação entre ambas as instituições”. Dalva ressalta, ainda, que além do incentivo à leitura, a intenção foi  prestigiar autores, livrarias e sebos de Lavras convidados por meio de edital publicado.

O encontro literário contou também com o apoio e a participação da Editora UFLA, da Academia Lavrense de Letras, da Livraria e Cafeteria Sabor & Arte, da Capim-Limão Editora e do Sebo João da Praça.

Ouça a reportagem a entrevista com autores na Rádio Universitária (105,7).

Clique na foto abaixo para acessar o álbum de imagens sobre a 1ª Feira Literária da UFLA.

Feira album