Ir direto para menu de acessibilidade.
Cuidado com a vida

Setembro Amarelo: participe da roda de conversa sobre os pilares para uma vida saudável

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Quarta, 13 Setembro 2023 16:12 | Última Atualização: Segunda, 18 Setembro 2023 13:53

A Coordenadoria de Saúde da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), por meio do Núcleo de Saúde Mental, promove, no dia 19 de setembro, das 16 às 18 horas, uma roda de conversa para tratar sobre os principais pilares que auxiliam na busca de uma vida equilibrada. O evento contará com a participação de profissionais da UFLA que atuam em diferentes áreas da saúde, reforçando a importância do equilíbrio nas ações cotidianas para a manutenção da saúde física e mental através do autocuidado.

O evento intitulado "Setembro Amarelo: os pilares para uma vida saudável" será realizado no Anfiteatro do Departamento de Agricultura (DAG) e contará com inscrições via SIG. O evento está disponível para toda comunidade acadêmica (discentes, técnicos administrativos, docentes e terceirizados). 

Convidados

  • Marcella Lobato Dias Consoli - Professora do curso de Nutrição da UFLA (FCS)
  • Renato Ferreira de Souza - Professor do Departamento de Ciências Humanas (Faelch)
  • Rubens Antonio Gurgel Vieira - Professor do Departamento de Educação Física (FCS)
  • Rodrigo Ferreira de Moura - Professor do Departamento de Medicina (FCS)

 

Se precisar, peça ajuda!

Em 2013, a campanha internacional Setembro Amarelo® entrou para o Calendário Nacional. O dia 10/9 é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Em 2023, o lema é “Se precisar, peça ajuda!” 

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde - OMS, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar os episódios subnotificados, o que poderia elevar esse número para 1 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade. 

Rede de apoio na UFLA

Na UFLA são ofertados atendimentos denominados “acolhimento psicológico”, que visam acolher e responder às demandas espontâneas por ajuda psicológica, colocando à disposição da comunidade acadêmica um tempo e um espaço de escuta abertos à diversidade e pluralidade de demandas. De acordo com o coordenador de Saúde Mental, Cássio Gomide, trata-se de um atendimento psicológico individual, único e de procura espontânea, com prioridade para o segmento discente.

Local: Câmpus Histórico, prédio onde funciona a Coordenadoria de Saúde, próximo à PRAEC/UFLA.

Horários de atendimento: segunda a quinta-feira, das 7h às 17h, na sexta-feira das 7h às 16h.

Orientações: entrar em contato através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou telefone: (35) 3829-1110

Agendamento psicólogos: durante toda semana, telefone ou e-mail

Agendamento psiquiatras: toda sexta-feira a partir das 7h30, por telefone, horários disponibilizados para semana seguinte à data do agendamento

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção