Ir direto para menu de acessibilidade.
cafés de Minas

Em parceria com Emater-MG, UFLA faz análise física das amostras do 20º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais de 2023

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Sexta, 15 Setembro 2023 13:12 | Última Atualização: Segunda, 18 Setembro 2023 13:50
Gentileza solicitar descrição da imagem

Durante esta semana, de 11 a 15/9, o setor de Cafeicultura da Universidade Federal de Lavras (UFLA) está movimentado com a classificação física dos cafés participantes do 20º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais 2023. A competição é promovida pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), em parceria com a UFLA, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe).

O concurso recebeu cerca de 1600 amostras dos municípios mineiros, que passam pela classificação física para habilitação às fases seguintes. Somente os cafés que tiverem tipo dois para melhor (máximo quatro defeitos), colhidas neste ano, peneira 16 (ou acima), com vazamento máximo de 5% e umidade entre 10% e 12% seguirão para a etapa de análise sensorial (prova da xícara). Os cafeicultores podem participar de duas categorias: café natural e cereja descascado. 

Nesses 20 anos de concurso, a UFLA e a Emater sempre trabalharam em parceria na execução. O professor Virgílio Anastácio da Silva comenta que nesta etapa de classificaçao física, participam os professores do setor de cafeicultura da UFLA, estudantes do Núcleo de Estudo em Cafeicultura  (Necaf) e do projeto de extensão Cafesal.    

A próxima etapa será realizada em novembro, por uma comissão julgadora composta por classificadores e degustadores de café, e de acordo com as normas da Associação de Cafés Especiais (SCA), entidade internacional de referência do setor.

concurso café

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção