Ir direto para menu de acessibilidade.
Setembro Amarelo

Roda de conversa debate a importância de cuidar de si para ter mais qualidade de vida

Escrito por Karina Mascarenhas | Publicado: Quarta, 20 Setembro 2023 17:24 | Última Atualização: Quarta, 20 Setembro 2023 17:25

A ação vinculada ao Setembro Amarelo foi promovida pela Praec e reforçou que o equilíbrio nas ações cotidianas é essencial para a manutenção da saúde física e mental por meio do autocuidado.

Gentileza solicitar descrição da imagem

 Com o propósito de destacar o mês do Setembro Amarelo, a Coordenadoria de Saúde da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários da Universidade Federal de Lavras (Praec/UFLA), promoveu uma roda de conversa, por meio do Núcleo de Saúde Mental. A ação teve como foco abordar os pilares fundamentais que auxiliam na busca de uma vida mais equilibrada. 

O evento contou com a participação de estudantes, técnicos administrativos e docentes de diversos cursos da UFLA. O coordenador de Saúde da Praec, Cassio Ribeiro Gomide, enfatizou que, atualmente, as iniciativas relacionadas à saúde mental na UFLA estão concentradas na promoção de um estilo de vida mais saudável. “Incentivamos a prática do autocuidado, o desenvolvimento do autoconhecimento e a valorização da qualidade das relações interpessoais como pilares essenciais para uma boa saúde mental”. 

A palestra inaugural abordou o tema “Atividade física, saúde mental e equilíbrio social: alguns apontamentos para os dias de cansaço”. Durante esta apresentação, o professor do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências da Saúde (DEF/FCS), Rubens Antônio Gurgel Vieira, discutiu o impacto da crescente pressão por produtividade na sociedade e seus efeitos em nossa saúde mental. 

Na sequência, o professor do Departamento de Ciências Humanas da Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letras (DCH/Faelch),  Renato Ferreira de Souza, ressaltou a relevância do autoconhecimento e da abertura para discutir questões relacionadas aos transtornos mentais. 

Já a professora do Departamento de Nutrição ( DNU/FCS), Marcella Lobato Dias Consoli abordou o tema alimentação e seus impactos, focando em como a busca incessante pelo corpo perfeito pode afetar a nossa saúde. 

Por fim, o professor do Departamento de Medicina da FCS, Rodrigo Ferreira de Moura, explanou sobre como a realidade é  subjetiva e individual. A mediação foi realizada pela psicóloga da Praec, Renata Serra Rodarte Vieira. O evento contou também com a participação da Unidade de Pronto Alegramento (UPA), um projeto de extensão da UFLA que tem como objetivo levar alegria e esperança aos hospitais e projetos sociais lavrenses.

Para aqueles que participaram das palestras e debates, a experiência foi enriquecedora e bem recebida. “Essa iniciativa é importante pois, em nosso dia a dia, dificilmente paramos para refletir sobre esses assuntos abordados no evento. A temática da saúde mental precisa ganhar mais espaço de debate e reflexão”, disse a assistente em administração da coordenadoria de Gestão Estratégia da FCS, Lígia Márcia Alves Vilela.

Setembro Amarelo 

Setembro Amarelo é o mês dedicado à prevenção do suicídio, uma campanha que teve início no Brasil em 2013, quando foi incluída a data no calendário nacional. Em 2023, o lema é “Se precisar, peça ajuda!”.Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 700 mil pessoas morrem por ano devido ao suicídio, o que representa uma a cada 100 mortes registradas.

 

Saiba mais sobre a campanha, ouça a entrevista realizada na Rádio Universitária.

 Confira a galeria de fotos do evento.

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção