PODCAST

Quinto episódio do podcast Ciência em Prosa 60+ é sobre aposentadoria

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Segunda, 25 Setembro 2023 15:41 | Última Atualização: Segunda, 25 Setembro 2023 15:41

Está no ar o quinto episódio do Podcast Ciência em Prosa 60+, um programa em áudio para prosear com o público acima de 60 anos sobre questões científicas que estão presentes em seu dia a dia. Com o título “Aposentadoria? Planejamento e mudanças na rotina de pessoas que estão nessa nova etapa da vida”, o episódio trata das grandes mudanças que acompanham a decisão de se aposentar após uma rotina de mais de 30 anos de trabalho. Os desejos e os receios relacionados à decisão, como se planejar para essa nova fase e como vivenciá-la são alguns dos aspectos abordados.

A prosa parte da história de Lúcia Maria Mesquita, 61 anos, da cidade de Lavras, Minas Gerais. Lúcia trabalhou por 37 anos e tinha uma rotina intensa. Aposentada há um ano, ela nos contou como era sua vida quando trabalhava, como foi sua decisão de se aposentar e como está vicenciando sua nova fase.Também participam do bate-papo a professora Mônica Carvalho Alves Cappelle e a doutoranda Thatiana Stacanelli Teixeira, que realizam estudos sobre relações de trabalho e aposentadoria.

O podcast Ciência em Prosa 60+ é um programa mensal produzido pela Diretoria de Comunicação da Universidade Federal de Lavras (Dcom/UFLA), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Os episódios estão disponíveis nas principais plataformas de áudio e nas redes sociais em que a UFLA está presente, além de serem veiculados pela Rádio Universitária 105.7 FM e em plataformas de vídeo, como Youtube.

Para participar do podcast, basta encaminhar para nós as dúvidas que a ciência pode responder, e vamos buscar docentes da UFLA que possam participar da conversa.

As dúvidas devem ser enviadas pelo whatsapp: (35) 9 9806-4531.

Ouça os episódios completos nos links abaixo:

Spotify

Produção Diretoria de Comunicação (Dcom) • Apoio Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) • Responsável pela Produção Podcast Ciência em Prosa 60+ Gláucia Mendes • Apresentação Karina Mascarenhas, Mayara Mesquita • Roteirização Karina Mascarenhas, Mayara Mesquita • Captação de Áudio e Tratamento Márcio Veríssimo • Edição Eder Spuri • Planejamento Gráfico e Audiovisual Eder Spuri, Heider Alvarenga • Artes Gráficas Eder Spuri • Apoio de Produção Gláucia Mendes, João Renato Maciente, Mayara Mesquita • Entrevistadas Mônica Cappelle, Thatiana Stacanelli, Lúcia Maria Mesquita • Trilha Anish Parker - Logo Intro Sound (Particle Logo Sting e Corporate Logo Intro), Sangria - Saidbysed • Imagens Pexels, Anastasia Shuraeva, Rodnae Production, Tima Miroshnichenko, Greta Hoffman, Cottonbro, Antonio Jose Meza Cárdenas