História Natural e Bi Moreira

17ª Primavera dos Museus promove diversidade e conhecimento

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 25 Setembro 2023 15:18 | Última Atualização: Quinta, 28 Setembro 2023 14:48
Gentileza solicitar descrição da imagem

Entre os dias 18 e 22 de setembro, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) sediou a 17ª Primavera dos Museus, evento nacional organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A programação, voltada para a promoção da diversidade e do conhecimento, contou com palestras, exposições, visitas guiadas, mesas-redondas e ações educativas.

Os museus de História Natural e Bi Moreira, ambos da UFLA, integraram a programação com cerca de dez atividades abertas ao público. Na exposição temporária "Histórias que a Terra Conta", materiais cerâmicos de culturas tradicionais, como a indígena e a cabocla, foram exibidos juntos às cerâmicas industriais. "A exposição é uma oportunidade de dialogar entre as culturas tradicionais, os saberes tradicionais e a ciência moderna", destacou José Melo, responsável pelo Museu de História Natural.

Além da exposição temporária, o Museu de História Natural também ofereceu visitas guiadas e ações educativas para o público infantil. As atividades abordaram temas como a diversidade da fauna e flora, os minerais e as ciências da terra. A professora de ciências Aline Martins Moreira, da Prefeitura de Lavras, levou a sua turma de 7º ano para conhecer o Museu de História Natural. "Os alunos ficaram eufóricos. Eles estão aprendendo sobre os seres vivos e aqui eles estão vendo aquilo que estão discutindo em sala de aula", relatou a professora.

O Museu Bi Moreira, por sua vez, promoveu uma programação colaborativa com o apoio e organização do Conselho Municipal dos Direitos da População LGBT+. As atividades foram compostas por um bate-papo sobre o movimento LGBT+, uma palestra sobre mulheres no movimento LGBTQIAPN+ e uma apresentação do coletivo Beka Andrade, que trabalha com a promoção da diversidade e da inclusão. "A concepção desta programação demonstra a força da função social dos museus, como espaços democráticos, dialógicos e políticos, destacou a coordenadora do Setor de Patrimônio Museológico/Proec, Patricia Muniz.

Confira as fotos do evento

Matéria: Pedro Henrique Cardoso

Cobertura do evento: Pedro Henrique Cardoso; Nathália Cristina Basilio Martins e Ricardo Macedo