Ir direto para menu de acessibilidade.
Cria Lavras para o mundo

Estudante da UFLA vai representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos 2023

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Sexta, 29 Setembro 2023 14:25 | Última Atualização: Terça, 19 Março 2024 08:52
Gentileza solicitar descrição da imagem

A atleta e estudante Jaíny Suelen dos Santos Barreto, do curso de Educação Física da Universidade Federal de Lavras (UFLA), foi convocada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para integrar a delegação brasileira que representará o País nos Jogos Pan-Americanos 2023, que será realizado no Chile. Em agosto, a atleta representou o Brasil nos Jogos Sul-Americanos, realizado em São Paulo. 

A atleta faz parte do Programa CRIA Lavras Atletismo e treina na pista da UFLA diariamente.  Representando o Instituto Elisângela Maria Adriano (Clube IEMA), Jaíny figura na terceira colocação do ranking nacional, fato que lhe garantiu a convocação para a seleção brasileira na prova do Revezamento 4x400m feminino e na prova do 4x400m misto (como atleta reserva). 

De acordo com o treinador de Jaíny, Pablo Ramon Domingos, o desempenho da atleta confirma os ideais do professor Fernando Roberto de Oliveira (in memoriam), idealizador do projeto de extensão CRIA Lavras Atletismo. “Ter uma atleta do projeto nos Jogos Pan-Americanos demonstra a consolidação do programa Cria Lavras e nos ajuda a entender quais etapas estamos conquistando. Muitos atletas ingressaram na Universidade, outros se tornando atletas de alto rendimento e estão ganhando destaque no cenário nacional e internacional, como era o ideal do professor Fernando”, destaca. O treinador lembra ainda que o alto rendimento é um fruto desejável do projeto, mas a prioridade sempre foi tornar o ambiente universitário possível e desejável para as crianças em situação de vulnerabilidade social e econômica.   

atleta cria2Estudante e atleta

Jaíny é natural de Japaratura, Sergipe, do povoado de São José, e foi identificada pelo professor Fernando Oliveira em uma competição dos Jogos Escolares da Juventude. Ela se mudou para Lavras em 2015 para participar do programa e agora vem performando entre as melhores do País na prova dos 400m rasos, fato curioso, pois foi identificada nas provas de saltos horizontais (distância e triplo) na época. 

A trajetória acadêmica teve como meta estudar na UFLA. Cursou o ensino médio na escola Azarias Ribeiro conciliando o estudo com os treinos. Em 2020 ingressou no curso de Filosofia, mas, em 2023, fez novamente o Enem e agora é caloura no curso de Educação Física, no mesmo departamento que a acolheu no início do treinamento que a tornaria uma atleta de alto rendimento. 

atleta criaJaíny conta que vai continuar colaborando com o Cria, sobretudo no acolhimento das crianças. Ela comenta que o esporte traz muitos benefícios para as crianças, com atividades que envolvem não apenas o físico, mas também as relações pessoais e sociais, o que contribui para a formação do atleta e como cidadã. “O Cria transformou a minha vida, me transformou como pessoa. Minha principal conquista foi a oportunidade de estar na UFLA, ser uma estudante de graduação em uma universidade federal, e é isso que eu quero para as crianças do projeto”, enfatiza. 

 

Fonte da primeira foto: Wagner Carmo - CBat

 

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção