Ir direto para menu de acessibilidade.
Capacitação e liderança feminina

Programa Florescer reúne mulheres ligadas ao sistema agroindustrial do café e tem lançamento na UFLA

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Sexta, 29 Setembro 2023 13:26 | Última Atualização: Quinta, 05 Outubro 2023 10:09
Gentileza solicitar descrição da imagem

Na terça-feira (26/9), cerca de 150 mulheres de toda a região participaram do 1º Encontro de Mulheres da Fundação Neumann do Brasil, marcando o lançamento do Programa Florescer. O objetivo do projeto é capacitar o segmento das mulheres ligadas ao sistema agroindustrial do café em temas que envolvem empreendedorismo, liderança, gestão de negócios, sucessão familiar, tecnologia, sustentabilidade e muitos outros assuntos que podem impactar positivamente a vida das participantes. A Universidade Federal de Lavras (UFLA) é uma das instituições apoiadoras. 

A diretora do Departamento de Agricultura (DAG/UFLA), professora Dalyse Castanheira, participou do evento de lançamento e reforçou a importância da UFLA no desenvolvimento de novos conhecimentos e tecnologias relacionadas ao café, sendo uma das instituições que mais pesquisa e publica artigos sobre a cultura no mundo. Ela destacou que a Universidade tem um histórico de projetos e programas para o setor cafeeiro, incluindo o apoio às iniciativas de capacitação e fortalecimento do empreendedorismo feminino.  

A programação contou com quatro palestras em dois painéis temáticos que destacaram a liderança e o empreendedorismo e a busca pela sustentabilidade. Também houve uma roda de conversa, com o compartilhamento de histórias de liderança e superação. 

Programa Semear  

No dia 31/8 foi a vez do lançamento do programa Semear, com a realização do 1º Encontro de Jovens da Fundação Neumann do Brasil. Com a mesma proposta de capacitação do programa Florescer, o objetivo é inspirar os jovens sobre a importância das atividades rurais, para que desenvolvam e aprimorem suas habilidades profissionais, explorem todo o seu potencial e desenvolvam seus talentos. 

“Acreditamos que o papel da juventude no campo é preponderante para a construção de uma sociedade mais justa, humana e ética. A juventude agrária representa a garantia da soberania alimentar e a continuidade do modelo de produção sustentável, familiar, com respeito ao meio ambiente, inovações tecnológicas, qualidade de vida e êxito profissional”, destacou o diretor da Fundação Neumann do Brasil, Denis do Nascimento Silva. 

Durante os eventos, ambos realizados na UFLA, os participantes responderam a um questionário para o apontamento de desafios e demandas e os dados levantados vão direcionar as ações dos projetos.

florescer oficial 

Programa Florescer

jovens semear

Programa Semear

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção