brinquedos pedagógicos

Estudantes da UFLA usam impressoras 3D para fabricar brinquedos em iniciativa solidária

Escrito por Greicielle Santos | Publicado: Terça, 03 Outubro 2023 10:43 | Última Atualização: Quinta, 05 Outubro 2023 10:06
Gentileza solicitar descrição da imagem

Estudantes do curso de Engenharia da Universidade Federal de Lavras (UFLA) estão fazendo um trabalho notável ao utilizar impressoras 3D para a produção de brinquedos educativos e pedagógicos destinados a doações. Essa iniciativa faz parte da disciplina de Desenho Técnico do curso da ABI-Engenharia, orientada pelo professor Flávio Alves Damasceno.

A disciplina de desenho técnico já era oferecida, mas, desde o semestre passado, ela foi aplicada à impressão 3D. “Nessa disciplina, os estudantes praticam como será o desenho, realizam os modelos computacionais e tridimensionais. Além disso, o intuito é dar retorno à sociedade; por isso, os brinquedos pedagógicos produzidos são doados para as escolas do município de Lavras”, explica o professor.

A última doação foi realizada no mês de setembro aos estudantes do Colégio de Aplicação Núcleo de Educação da Infância (Cap Nedi/UFLA). De acordo com o professor Flávio, espera-se que as ações ocorram de forma semestral e que a produção seja expandida, abrangendo um número maior de escolas.

Para os estudantes do curso de engenharia, essa é uma oportunidade valiosa de aplicar seus conhecimentos na prática, ao mesmo tempo em que têm a experiência gratificante de presenciar o sorriso no rosto das crianças ao receberem os brinquedos. “Conseguimos materializar os brinquedos e observar os detalhes que concebemos durante as aulas de desenho técnico. Essa experiência tem sido uma valiosa fonte de aprendizado. No entanto, estar presente aqui no Cap Nedi, testemunhando as crianças recebendo os brinquedos e vendo o sorriso estampado em cada rosto, é uma alegria indescritível. A forma como elas interagiram com os brinquedos foi fascinante. Eu realmente estou muito feliz em poder participar disso”,  ressalta a estudante do curso de Engenharia Civil Bruna Moreno Antunes Camargo Mesquita.

O professor Flávio explica que há uma inter-relação importante entre os estudantes e os professores das instituições de ensino, uma vez que requer uma colaboração estreita entre os criadores dos projetos, com habilidades técnicas, e os educadores, com formação pedagógica para avaliar as necessidades das crianças. “Alguns brinquedos são voltados para atender a algumas necessidades específicas, por exemplo, para crianças com autismo, são brinquedos que estimulam a criatividade do aluno no encaixe de formas, treinamento de formas geométricas, além de brinquedos de carrinho em que eles podem desenvolver a coordenação motora. Estamos bem animados e felizes em poder ter o aprendizado e trazer alegria para as crianças”, ressalta.

O aluno do grupo 5, Tarcísio Márcio Rios Júnior, amou os brinquedos, especialmente o relógio, e imediatamente perguntou se poderia brincar com ele diariamente. Esse sentimento de felicidade também foi compartilhado pelas profissionais que atuam no colégio de aplicação. “Estamos muito felizes pela oportunidade de receber esses brinquedos e pelo papel formativo que desempenhamos como colégio de aplicação. Isso não apenas beneficia nossa comunidade, mas também contribui significativamente para os cursos da Universidade.Com essa ação, observamos que estamos cumprindo o nosso papel de fazer a interlocução com os cursos de graduação da UFLA. É gratificante saber que outros setores compartilham conosco um compromisso tão dedicado com a educação infantil, com esse carinho, com esse olhar cuidadoso”, ressalta a coordenadora geral do CAp Nedi, professora Letícia Silva Ferreira.

Confira as fotos.