Relação com a sociedade

1º Meetup Acissp/UFLA promove conexão entre empresários e câmpus Paraíso

Escrito por Alana Freitas | Publicado: Sexta, 06 Outubro 2023 15:51 | Última Atualização: Segunda, 16 Outubro 2023 10:05
Gentileza solicitar descrição da imagem

O Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (Ictin-UFLA), localizado no câmpus da Universidade Federal de Lavras (UFLA) em São Sebastião do Paraíso, foi o anfitrião do 1º Meetup Acissp/UFLA. O evento foi promovido em parceria com a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso, celebrando o Dia do Empreendedor. A noite reuniu mais de 60 participantes, incluindo docentes, estudantes da UFLA, membros da diretoria da Acissp, empresários e empreendedores locais.

O principal objetivo do encontro foi estreitar os laços entre a comunidade e o ambiente acadêmico da UFLA. Os participantes tiveram a oportunidade de assistir à palestra "Mentalidade Empreendedora", apresentada pelo empresário paraisense, Marcelo de Pádua. Além disso, os participantes participaram de uma mesa-redonda com representantes da UFLA, onde foi destacado o papel social da Universidade em relação às empresas da região e a relevância dessa parceria para o desenvolvimento econômico e social do município.

Paraíso meet2Em sua fala, Evelyn Albuquerque, advogada e gestora de Inovação da Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo da UFLA (NEW), destacou as diversas funções desempenhadas pela universidade no contexto do desenvolvimento regional, como formação de recursos humanos, pesquisa e desenvolvimento, transferência de tecnologia, incubação de empresas e envolvimento comunitário por meio de atividades de extensão, entre outras.

"A universidade atua como um catalisador do desenvolvimento regional, promovendo o crescimento das empresas por meio da formação de talentos, pesquisa e colaboração. Ao mesmo tempo, as empresas podem apoiar as universidades por meio de parcerias estratégicas que resultam em inovação e prosperidade para ambas as partes e para a comunidade em geral", enfatizou Evelyn.

Em sua fala, o presidente da Acissp, Matheus Colombaroli, destacou que a ideia do evento em parceria com a UFLA surgiu para ampliar o conhecimento da sociedade sobre a estrutura do câmpus e sua potencialidade de expansão.

"Foi uma visita para conhecer a estrutura do câmpus e eu fiquei impressionado com o que vi aqui. Então pensamos na promoção de um encontro estratégico em parceria com a UFLA, para mostrar aos representantes de empresas sobre o quanto a universidade pode ser útil para o nosso desenvolvimento", ressaltou o presidente.

Para o diretor do Núcleo de Inovação e Tecnologia do campus de São Sebastião do Paraíso (NITESSP), Leonilson Herval, eventos como este possibilitam esclarecer dúvidas e mostrar o potencial que a academia possui.

Paraíso meet público"Durante esses momentos, conseguimos mostrar que aqui desenvolvemos tecnologias inovadoras e promovemos trocas de experiências que ajudam a estreitar os laços para estabelecer parcerias com o terceiro setor. É uma forma de incentivar o avanço das propriedades intelectuais, bem como as transferências de tecnologias geradas por nossos pesquisadores. Além disso, é uma forma de mostrar para a sociedade o trabalho que estamos desenvolvendo na área de educação empreendedora e inovadora dentro dos cursos da UFLA", enfatizou Leonilson.

Para os participantes, o Meetup representou uma excelente oportunidade para discutir novas formas de empreender e conhecer as várias oportunidades oferecidas pelo câmpus da UFLA.

"Foi um encontro enriquecedor e esclarecedor. De fora, temos uma ideia de como funciona a Universidade, mas aqui dentro percebemos que é algo muito mais amplo do que apenas formar profissionais. Hoje entendi que ela tem uma atuação e uma capacidade de desenvolvimento extraordinário", afirmou Ana Cláudia Mendes, empreendedora no ramo da beleza.

Já para Márcio Águiar, empresário do ramo tecnológico e aluno do Ictin, "o objetivo do encontro foi alcançado, levando informações aos empresários presentes sobre como a UFLA atua e o que pode oferecer à sociedade, fomentando o empreendedorismo e o desenvolvimento regional” afirmou, ressaltando que já está ansioso para os próximos encontros. “Espero que sejam contínuos e tão ricos como foi este primeiro. Isso mostra o quanto o nosso câmpus já está vivo, em plena produção”, finalizou.