Pedepoesia

UFLA recebe Grupo Caravana de Histórias: Espetáculo gratuito com Audiodescrição e Libras neste sábado

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Sexta, 20 Outubro 2023 15:53 | Última Atualização: Sexta, 20 Outubro 2023 16:28
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebe neste sábado (21/10) o grupo Caravana de Histórias, composto por professores da Rede Municipal de Juiz de Fora. O grupo conta, canta e interpreta histórias, contos, canções e poemas, proporcionando uma jornada mágica pelo mundo da literatura e outras artes, repleta de encanto.

O destaque do dia será a apresentação da peça "Pedepoesia" no anfiteatro do Departamento de Educação, com duas sessões: às 10h, dedicada às crianças do Colégio de Aplicação do Núcleo de Educação da Infância (Nedi), e às 14h, em um evento aberto ao público em geral.

"Pedepoesia" é uma produção inclusiva que incorpora Audiodescrição e a Língua Brasileira de Sinais (Libras), contando com a direção musical do maestro Guto Cimino e a direção geral do professor Cristiano Fernandes. A audiodescrição foi elaborada por Fludualdo Talis e Rita Matheus, enquanto a tradução e interpretação em Libras ficou a cargo de Raquel Motta e sua equipe.

Este evento é projetado para ser plenamente acessível a todos os públicos. Pessoas surdas e com deficiência auditiva poderão participar das atividades, graças à tradução em Libras. Além disso, para o público com deficiência visual, serão disponibilizados fones de ouvido que proporcionarão uma descrição auditiva detalhada do espetáculo. Haverá também a oportunidade de esse público explorar e tocar o cenário antes das apresentações, criando uma experiência rica e sensorial.

Esta apresentação é parte integrante do 4º Encontro de Contadores de Histórias (Econthi), organizado pelo Núcleo de Estudos em Linguagem, Leitura e Escrita (Nelle), em colaboração com o Programa de Apoio a Discentes com Necessidades Educacionais Específicas (Padnee).

A professora do Departamento de Gestão Educacional, Teorias e Práticas de Ensino (DPE), Erica Alves Barbosa, enfatiza a importância da parceria com o Padnee para tornar todas essas iniciativas de acessibilidade uma realidade. “Isso exemplifica o compromisso da UFLA em promover a inclusão e igualdade de oportunidades para todos os membros da comunidade acadêmica e para a sociedade em geral”.