Feira de trocas de sementes marca o encerramento de encontro internacional realizado na UFLA
Nos dias 20 e 21 de outubro, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) sediou o Encontro Internacional de Sementes Tradicionais, Orgânicas e Biodinâmicas e Agricultura para a Vida. O evento abordou temas como a preservação de sementes e seu patrimônio genético, a segurança alimentar e as práticas agrícolas sustentáveis. Uma feira de troca de sementes crioulas, nativas e ancestrais e exposição de produtos e elaborados orgânicos marcou o encerramento do encontro e reforçou a diversidade genética e a interação entre conhecimento científico e popular.
Durante a programação, houve uma oficina ministrada pelo professor emérito da UFLA Gilmar Tavares, que abordou as Tecnologias Socioambientais Sustentáveis da Agroecologia. “A agroecologia conecta o saber popular e o científico. Nós apresentamos as propostas no sentido de desenvolver e aproveitar o viés extensionista e apoiar a pesquisa para a validação científica. Esses resultados se aplicam na compostagem, na biofertilização, no biopesticida, enfim, em diferentes áreas”, destacou.
Presente na Feira de Trocas de Sementes, realizada no Câmpus Histórico da UFLA, a doutoranda Ivete Frederico Maluleque, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal, comentou sua avaliação do evento e de como o conhecimento será útil quando retornar ao seu País - Moçambique. “Foi extraordinário. Aprendi bastante e fiquei muito empolgada. A feira foi interessante para a gente conhecer a diversidade de espécies de sementes crioulas que podem ajudar a alimentação humana, para a agroecologia e para a preservação de nossos ecossistemas”.
O evento foi fruto de uma parceria entre diversas entidades e instituições.