Ir direto para menu de acessibilidade.
Preservação e agroecologia

Feira de trocas de sementes marca o encerramento de encontro internacional realizado na UFLA

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Segunda, 23 Outubro 2023 18:10 | Última Atualização: Quinta, 26 Outubro 2023 16:03
Gentileza solicitar descrição da imagem

Nos dias 20 e 21 de outubro, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) sediou o Encontro Internacional de Sementes Tradicionais, Orgânicas e Biodinâmicas e Agricultura para a Vida. O evento abordou temas como a preservação de sementes e seu patrimônio genético, a segurança alimentar e as práticas agrícolas sustentáveis. Uma feira de troca de sementes crioulas, nativas e ancestrais e exposição de produtos e elaborados orgânicos marcou o encerramento do encontro e reforçou a diversidade genética e a interação entre conhecimento científico e popular. 

feira sementes 9Durante a programação, houve uma oficina ministrada pelo professor emérito da UFLA Gilmar Tavares, que abordou as Tecnologias Socioambientais Sustentáveis da Agroecologia. “A agroecologia conecta o saber popular e o científico. Nós apresentamos as propostas no sentido de desenvolver e aproveitar o viés extensionista e apoiar a pesquisa para a validação científica. Esses resultados se aplicam na compostagem, na biofertilização, no biopesticida, enfim, em diferentes áreas”, destacou.  

Presente na Feira de Trocas de Sementes, realizada no Câmpus Histórico da UFLA, a doutoranda Ivete Frederico Maluleque, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal, comentou sua avaliação do evento e de como o conhecimento será útil quando retornar ao seu País - Moçambique. “Foi extraordinário. Aprendi bastante e fiquei muito empolgada. A feira foi interessante para a gente conhecer a diversidade de espécies de sementes crioulas que podem ajudar a alimentação humana, para a agroecologia e para a preservação de nossos ecossistemas”.   

O evento foi fruto de uma parceria entre diversas entidades e instituições. 

 

feira sementes 2

feira sementes 4

feira sementes 5

feira sementes 6

feira sementes 8

feira sementes 11

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção