UFLA recebe espetáculo do Grupo Caravana de Histórias com acessibilidade inclusiva
O Grupo Caravana de Histórias, composto por professores da Rede Municipal de Juiz de Fora, apresentou um espetáculo gratuito na Universidade Federal de Lavras (UFLA), no último sábado (21/10), no anfiteatro do Departamento de Educação. A apresentação Pedepoesia, repleta de encanto e música, entreteve espectadores de todas as idades.
O evento integrou a programação do 4º Encontro de Contadores de Histórias (Econthi), organizado pelo Núcleo de Estudos em Linguagem, Leitura e Escrita (Nelle), em colaboração com o Programa de Apoio a Discentes com Necessidades Educacionais Específicas (Padnee). A audiodescrição e a tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras) garantiram que as apresentações fossem acessíveis a todos os públicos, incluindo pessoas com deficiência visual ou auditiva.
O pedagogo responsável pela audiodescrição do evento, Fludualdo Talis, elogiou a UFLA pela iniciativa. "Esse tipo de evento tem um significado muito amplo", disse. "Ele mostra para a sociedade que é possível que as pessoas com algum tipo de limitação desfrutem dos bens culturais da mesma forma e com a mesma potencialidade das demais pessoas”. O espetáculo alegrou o público presente, utilizando a subjetividade poética para guiar os espectadores por um mundo imaginário.