cultura

Elenco do Teatro Musical da UFLA marca presença em evento realizado pela Universidade Federal de São João Del Rei

Escrito por Greicielle Santos | Publicado: Quarta, 01 Novembro 2023 17:19 | Última Atualização: Quarta, 01 Novembro 2023 17:19
Gentileza solicitar descrição da imagem

O elenco do Teatro Musical da Universidade Federal de Lavras (UFLA) marcou presença no último sábado (28/10) no III Fórum Brecht e Educação realizado pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). O evento tinha como propósito a discussão do papel do teatro no desenvolvimento cultural da sociedade.

O Teatro Musical da UFLA está vinculado ao Projeto Arte, Cultura e Educação Estética, coordenado pelas professoras da Faculdade de Educação, Linguagens e Ciências Humanas (Faelch/UFLA), Dalva Lobo e Tânia Romero.

As coordenadoras explicaram que foram convidadas a participar do III Fórum Brecht e Educação devido à iniciativa inédita em Lavras de promover o Teatro Musical. Pelo segundo ano consecutivo o espetáculo "Vitrine Musical" foi apresentado, contando com a participação de membros da UFLA, bem como da comunidade externa à universidade.

"Temos um grande interesse em fortalecer os grupos teatrais da região, principalmente em Lavras (MG). A interação com universidades que oferecem cursos de teatro, tanto de graduação quanto de pós-graduação, é fundamental para que possamos aprender com eles e compartilhar nossas perspectivas", destacou Tânia Romero.

A professora Tânia complementa que essa oportunidade permitiu a interação com outros grupos teatrais que abordam espetáculos de forma diferente do Teatro Musical da UFLA. Além disso, puderam discutir os desafios que surgem nesse contexto, bem como compartilhar a alegria de levar a arte para diferentes espaços e públicos.

O evento contou com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e com a participação de grupos teatrais e estudantes de teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Essa colaboração e intercâmbio entre grupos teatrais e universidades têm um papel relevante em enriquecer a cena teatral local, promover o desenvolvimento cultural e artístico, bem como facilitar a troca de experiências e conhecimentos entre os envolvidos.