Ir direto para menu de acessibilidade.
Consciência Negra

Confira a programação da UFLA em celebração ao mês da Consciência Negra

Escrito por Greicielle Santos | Publicado: Sexta, 17 Novembro 2023 16:03 | Última Atualização: Terça, 09 Janeiro 2024 08:22
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) realiza, a partir de segunda-feira (20/11), uma série de atividades em celebração ao mês da Consciência Negra. A  2º Semana da Consciência Negra ocorre até 24/11. Além disso, o II Fórum Sul Mineiro de Conselhos Municipais de Políticas de Igualdade Racial e Entidades Afins será realizado nos dias 30/11 e 1º/12. Os eventos são gratuitos, abertos para a comunidade interna e externa. As inscrições devem ser feitas em sig.ufla.br

2ª Semana da Consciência Negra

A  2º Semana da Consciência Negra na UFLA será realizada pela atual gestão do Diretório Central dos Estudantes (Gestão Reunir), professoras do Departamento de Educação e de Física, com apoio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec). O objetivo é promover  oficinas, intervenções e rodas de discussões e reflexões críticas e propositivas sobre as relações raciais no Brasil, tendo por foco as realidades, experiências, contribuições e desafios vivenciados pela população negra dentro e fora da Universidade. 

II Fórum Sul-Mineiro de Conselhos Municipais de Políticas de Igualdade Racial e Entidades Afins 

Com o objetivo de promover a discussão e o diálogo sobre políticas e ações voltadas para a promoção da igualdade racial, o evento reúne representantes de Conselhos Municipais de Políticas de Igualdade Racial e Entidades Afins (Compirs) da região do sul de Minas e outras regiões e entidades e organizações da cultura afro-brasileira, proporcionando um espaço de troca de experiências, apresentação de boas práticas e reflexões sobre os desafios e avanços nesse tema. 

Fazem parte da programação  mesas-redondas e palestras, que abordam temáticas como o enfrentamento ao trabalho escravo na atualidade, o combate ao racismo, a valorização da cultura afro-brasileira, a atuação do poder legislativo na promoção da igualdade racial, educação afro-brasileira e cases de conselhos participantes.  

O evento ocorre no Anfiteatro do Departamento de Administração Pública (DAP/UFLA) e é organizado pelo Grupo de Pesquisa em Trabalho e Política Social (GPGT), com apoio da  Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), Conselho Municipal de Políticas de Igualdade Racial (Compir/Lavras), Diretório Central dos Estudantes (DCE), Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB - Lavras, Grupo Diálogos Brejeiros, Núcleo de Estudos em Empreendedorismo (Neemp), Diálogos - Observatório da Diversidade Religiosa, Fórum intergovernamental de gestores municipais de políticas  de promoção de igualdade racial do Estado de Minas Gerais (Fipir). 

Confira a programação completa:

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção