Ir direto para menu de acessibilidade.
SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

Reci Tech: câmpus Paraíso recebe visita de estudantes durante evento de sustentabilidade ambiental

Escrito por Alana Freitas | Publicado: Sexta, 01 Dezembro 2023 10:20 | Última Atualização: Terça, 09 Janeiro 2024 08:08
Gentileza solicitar descrição da imagem

Mais de 150 estudantes  de escolas de quatro cidades da região marcaram presença no Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade Federal de Lavras (Ictin-UFLA) em São Sebastião do Paraíso, na última quarta-feira (29/11). A visita faz parte  das atividades do 2º Reci Tech, um evento focado na coleta de Resíduos Elétricos e Eletrônicos (REE's). 

O Reci Tech, que segue até o fim do semestre, conta com a participação de alunos de 12 escolas de seis municípios, incluindo Pratápolis, Cássia, Itaú de Minas, Fortaleza de Minas, Monte Santo e São Sebastião do Paraíso. A iniciativa ambiental busca coletar e destinar adequadamente os REE's e tem como objetivo unir esforços para desenvolver a consciência ambiental entre estudantes do ensino médio.

Os participantes foram envolvidos em uma competição para coletar a maior quantidade de resíduos eletrônicos, incluindo computadores, tablets, monitores, teclados, lâmpadas, rádios, telefones, carregadores, pilhas, baterias e fios. A turma que arrecadar mais resíduos será premiada, incentivando a participação ativa e o aprendizado sobre a importância do descarte adequado de REE's. 

A professora Roberta Alves, coordenadora do Reci Tech, ressalta que a visita ao câmpus Paraíso é uma das principais ações do Recitech. “Além de educação sobre reciclagem, os alunos visitantes têm a chance de interagir com professores e estudantes universitários, para expandir o conhecimento e interesse nas ciências e tecnologias. Eles participaram de palestras e apresentações dos cursos oferecidos pela Universidade, com ênfase especial nas áreas de Engenharia, incluindo  uma pequena mostra de trabalhos e demonstrações de disciplinas como  Robótica e Química, apresentadas por estudantes e professores da UFLA”, destacou.

Para Giovana, estudante do 1° ano da Escola Estadual Maria Leonor Nasser, de Jacuí, a oportunidade serviu para inspirá-la sobre qual carreira seguir. 

“Entender como são os cursos me 'acendeu' uma grande vontade de cursar Engenharia, especialmente, a Engenharia de Produção. E saber que temos uma universidade pública aqui tão próxima da nossa cidade é algo muito positivo. Ainda falta muito para eu concluir o ensino médio, mas já estou com o foco em vir para a UFLA de Paraíso”, contou a estudante.

Para Davi, estudante do 3° ano da rede particular de Cássia, a visita foi bastante proveitosa para tirar dúvidas que ele tinha sobre a Universidade. 

“Gostei bastante de vir conhecer o câmpus da UFLA em Paraíso. Para quem está terminando o ensino médio, é um momento muito oportuno para conhecer as oportunidades no ensino superior. A visita teve muitos exemplos práticos da  Engenharia de Produção, que é um dos meus interesses. Então adorei ter essa experiência”, enfatizou o estudante.

Ainda de acordo com a professora Roberta, a coleta de REE’s continuará ocorrendo nas próximas semanas, e o encerramento se dará com a análise e pesagem da quantidade de material arrecadado pelas turmas participantes. 

“A turma que arrecadar a maior quantidade será reconhecida e premiada pela conquista. É importante ressaltar que o objetivo do Reci Tech é ir além dos muros das escolas e da Universidade. A ideia é motivar esses estudantes para eles se tornarem inspiração para outras pessoas na proteção do meio ambiente. O objetivo é fortalecer o suporte comunitário, essencial para criar um futuro sustentável. A união de esforços transforma ideais ambientais em práticas diárias”, finalizou a professora. 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção