UFLA NA COMUNIDADE

Projeto de extensão realiza ações gratuitas em escola de Lavras para promover a saúde na infância

Escrito por Claudinei Rezende | Publicado: Sexta, 01 Dezembro 2023 12:48 | Última Atualização: Terça, 09 Janeiro 2024 08:04
Gentileza solicitar descrição da imagem

Um projeto de extensão realizado pelo Núcleo de Estudos em Obesidade e Diabetes da Universidade Federal de Lavras (Neodia/UFLA) tem promovido, gratuitamente, a saúde de crianças de 6 a 8 anos que estudam na Escola Municipal Doutora Dâmina, localizada em Lavras (MG), por meio de atividades semanais com o objetivo de prevenir e combater a diabetes e a obesidade infantil.

De acordo com a coordenadora do projeto e professora do Instituto de Ciências Naturais (ICN/UFLA), Luciana Lopes Silva Pereira, as atividades lúdicas são variadas. “A cada semana, trabalhamos um tema único por meio de uma atividade especial. Já tivemos teatro, compostagem, produção de bolos e sucos saudáveis com as crianças, entre tantas outras. Os estudantes da escola participam efetivamente”, explica.

Para inovar ainda mais nessas atividades, o projeto possibilitou a visita das crianças à UFLA, no dia 10/11, para uma tarde especial. A estudante do 2º ano Débora Helena, de 8 anos, conta o que aprendeu com a visita. “Eu aprendi ioga, como alimentar bem nosso corpo, como lavar as mãos, e também nos ensinaram como brincar com as frutas. Aliás, aprendemos que comer frutas no nosso dia a dia é melhor do que comer doces, porque o doce tem muito açúcar e muita caloria.”

A professora de Débora e das outras crianças, Stefany Nascimento Ilanes, afirma que o projeto traz vários benefícios para seus alunos. “É muito importante esse tipo de projeto dentro das escolas. As nossas crianças precisam desenvolver tanto seus aspectos cognitivos quanto seus aspectos motores. Por meio de atividades lúdicas, ensinamos que a atenção, o foco e, até mesmo, a forma de respirar são necessárias para o desempenho das crianças. Por isso, esse projeto, além de garantir a saúde, traz vários benefícios para o desenvolvimento infantil.”

A estudante de Nutrição da UFLA e bolsista do projeto, Gabriella Carmelita Claudino, também é uma das beneficiadas. “O projeto acrescentou muito à minha vida acadêmica. Acredito que aprendo mais com as crianças do que elas comigo. E apesar de ser muito desafiador, o trabalho com elas auxiliou muito meu crescimento pessoal”, revela.

Além da Escola Municipal Doutora Dâmina, o projeto já atuou, anteriormente, em outras escolas lavrenses, como na Escola Estadual Azarias Ribeiro e na Escola Municipal Álvaro Botelho.

A visita realizada na UFLA contou com a parceria do projeto Ioga e Qualidade de Vida, coordenado pela professora Viviane Santos Pereira, da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FCSA).

Confira as fotos da visita das crianças à UFLA.

Assista ao vídeo do UFLA na Comunidade para conhecer alguns dos envolvidos no projeto: