DEZEMBRO VERDE

Comissão Permanente de Política de Animais da UFLA promove ação de conscientização contra o abandono de animais

Escrito por Mayara Mesquita | Publicado: Sexta, 08 Dezembro 2023 11:36 | Última Atualização: Segunda, 11 Dezembro 2023 13:54
Gentileza solicitar descrição da imagem

No dia 7/12, a Comissão Permanente de Política de Animais da Universidade Federal de Lavras (CPPA/UFLA), com o apoio do Núcleo de Estudos em Medicina Veterinária do Coletivo (Nevec/UFLA), promoveu uma ação de conscientização contra o abandono de animais. O evento marca as ações do Dezembro Verde, campanha que surgiu a partir da constatação de que os casos de abandono de cães e gatos aumentam principalmente nesse período do ano, devido a viagens de férias. A ação foi realizada  no palco do Centro de Convivência do câmpus-sede.

Além do combate ao abandono, os membros do núcleo falaram sobre a guarda responsável, os benefícios da castração e instruíram o público a denunciar, caso presencie, situações de maus-tratos, além de terem sido abordado os cuidados com animais silvestres, por parte de membros do Grupo de Estudos em Animais Selvagens (Geas/UFLA). Também foi apresentado o projeto de extensão “Cão Comunitário”, cujo objetivo é o manejo populacional ético dos cães que vivem na UFLA.

“O ‘Cão Comunitário’ existe na UFLA desde 2022, e temos uma população fixa e saudável de cerca de 15 animais no câmpus, em que os próprios cães fazem o controle populacional, e, como são castrados, não se reproduzem (...) Acreditamos no conceito de saúde única, que aborda de forma integrada e sustentável a saúde de pessoas, animais e ecossistemas“, comenta Maria Raquel Isnard Moulin, professora da Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária (FZMV/UFLA), presidente da Comissão Permanente de Política de Animais da UFLA e responsável pelo Nevec e pelo projeto “Cão Comunitário”.

A comunidade universitária tem grande carinho pela matilha da UFLA, e todos esses cães recebem um chip para serem monitorados, medicados, vacinados e alimentados de maneira adequada. Porém, Maria Raquel reforça que apesar de eles receberem os devidos cuidados, “o ideal é que esses animais não vivam nas ruas, mas como essa é a situação atual, não podemos ignorar o problema. A melhoria desse cenário depende da conscientização das pessoas e de políticas públicas”. É importante ressaltar, ainda, que o abandono e os maus-tratos aos animais são crimes, previstos pela Lei Federal 9.605/98 e pela Lei Federal 14.064/20, respectivamente. As penas podem ser de reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda do animal.

Foram expostos banners informativos e os interessados puderam esclarecer dúvidas sobre o tema. Entre as falas dos membros do Nevec, o público ainda prestigiou uma apresentação musical proporcionada pelo Núcleo.

Confira as fotos do evento.