EduCom Ciência

Segunda edição do projeto "EduCom Ciência" da UFLA é finalizada com sucesso

Escrito por Pedro Henrique Cardoso | Publicado: Sexta, 15 Dezembro 2023 18:11 | Última Atualização: Segunda, 05 Fevereiro 2024 18:02
Gentileza solicitar descrição da imagem

O projeto "EduCom Ciência", desenvolvido pela Diretoria de Comunicação da Universidade Federal de Lavras (UFLA), encerrou com sucesso as atividades do semestre 2023/2 no dia 6/12. Em sua segunda edição, o programa contou com a participação da Escola Estadual Firmino Costa, localizada no município de Lavras, Minas Gerais. A iniciativa, que recebe apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), visa promover a formação de jovens comunicadores e divulgadores científicos.

Os estudantes participantes desta edição, ao longo de dez oficinas, levantaram temas científicos relevantes para serem divulgados nas mídias sociais da UFLA, realizaram a apuração dessas temáticas com pesquisadores dessa Instituição, escreveram roteiros de entrevista e gravação, receberam instruções sobre filmagem e edição de vídeo e, por fim, produziram um vídeo para a divulgação científica de toda essa investigação.

Os temas de pesquisa escolhidos pelos três grupos formados foram: o racismo na sociedade contemporânea, o abandono de animais e a ebulição global. Este último assunto emergiu da declaração do Secretário-Geral da ONU, António Guterres, e designa o estado de emergência climática que experimentamos atualmente no mundo. Como base teórica para a produção do produto final de divulgação científica sobre estas temáticas, cada grupo buscou pesquisadores da UFLA que estudam tais assuntos.

O primeiro grupo, sobre racismo na sociedade contemporânea, realizou a apuração com a professora Helena Maria Ferreira, do Departamento de Estudos da Linguagem (DEL), e sua ex-orientanda de mestrado, Elivan Ribeiro, que discorreu sobre letramento racial crítico em sua dissertação. Durante as entrevistas, o grupo concluiu que o racismo no presente é uma repercussão do passado escravocrata. Adicionalmente, pesquisas de instituições como o Instituto de Pesquisa e Consultoria (Ipec) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foram consultadas como recursos valiosos durante a investigação.

O segundo grupo, responsável pelo tema de abandono de animais, entrou em contato com a Comissão Permanente de Política de Animais (CPPA) da UFLA. Durante a conversa com a professora Maria Raquel Isnard Moulin do Departamento de Medicina Veterinária (DMV), com a Médica Veterinária residente Blenda Araujo Martins Ferreira e com a estudante Nicole Fernandes do Carmo, eles compreenderam que, além de ser uma prática muito cruel por parte dos proprietários, o abandono de animais também representa um risco para a saúde humana, pois esses animais podem contrair zoonoses, como a leishmaniose, a esporotricose e a raiva, doenças que podem ser transmitidas dos animais para os seres humanos.

Por sua vez, o grupo interessado em pesquisar sobre o aquecimento global entrevistou o professor Marcelo Vieira Da Silva Filho, do Departamento de Engenharia Ambiental (DAM). Com o doutor em meteorologia, eles aprenderam que furacões, ondas de calor, derretimento de geleiras, chuvas extremamente intensas e enchentes são alguns dos efeitos perceptíveis da ebulição global. Também aprenderam que uma atitude crucial para reverter essa situação é a mudança na forma de obtenção de energia, substituindo o petróleo e o carvão por fontes de energia limpa e renovável, como o sol e o vento.

Iris Fonseca Quezada, uma das alunas que integrou o "EduCom Ciência", expressou com entusiasmo a satisfação em ter feito parte do projeto. "Foi um prazer imenso participar deste projeto. Além de melhorar a minha comunicação, conheci pessoas maravilhosas e fiquei encantada ao perceber o quanto a ciência está presente em nosso dia a dia", afirmou.

Com sentimentos semelhantes, Naeli Oliveira Uchôa enfatizou o valor da experiência em seu crescimento pessoal e intelectual. "Participar do EduCom representou uma experiência ímpar na minha vida, especialmente no que se refere à comunicação. Isso me conduziu a desenvolver uma visão mais crítica sobre os conteúdos que consumo e aumentou ainda mais o meu desejo de ingressar em uma universidade como a UFLA".

A professora da E. E. Firmino Costa Juliana Andrade Santiago afirmou que o projeto aproxima os alunos do ambiente acadêmico. “O Educom Ciência constitui um importante incentivo ao acesso para o Ensino Superior. O contato com os professores universitários e com as pesquisas científicas despertaram o interesse dos estudantes pela Ciência”.

Os vídeos produzidos pelos três grupos serão compartilhados nas redes sociais da UFLA em 2024. Já estão disponíveis as imagens que capturam os momentos mais marcantes desta edição.

Acesse as fotos dos melhores momentos