Atividade Física

Atividades físicas podem ser realizadas durante jornada laboral na UFLA

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Sexta, 09 Fevereiro 2024 18:02 | Última Atualização: Terça, 27 Fevereiro 2024 10:13
Gentileza solicitar descrição da imagem

Que tal dar uma pausa no trabalho e praticar atividade física? Agora os servidores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) têm a possibilidade de praticar exercícios físicos durante a sua jornada laboral. Essa possibilidade será garantida para todas as modalidades de exercícios físicos que constituem projetos institucionais. A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) esclarece que a possibilidade da prática de exercícios físicos durante a jornada de trabalho visa proporcionar maior qualidade de vida aos servidores, bem como otimizar os diversos recursos disponíveis na UFLA.

A modalidade de exercício físico escolhida deverá fazer parte de um projeto institucional do Departamento de Educação Física (DEF). Há diversas modalidades de exercícios físicos cadastradas como projetos institucionais, como treinamento funcional, natação e musculação.

O número de horas referentes às ausências para a modalidade pretendida deverá ser acordado com a chefia imediata, de maneira que não comprometa as atividades funcionais e da unidade.

Para o servidor que não aderiu ao Programa de gestão de Desempenho  (PGD) e que continua realizando o registro de ponto, a ocorrência “Projeto Institucional – Qualidade de Vida” deverá ser lançada para abono das horas destinadas ao exercício físico. Além do registro, deverá ser anexado o formulário de frequência na atividade escolhida, com as assinaturas previstas.

Para o servidor que aderiu ao PGD, a adesão deverá ser feita junto à Chefia Imediata e não gerará alterações no planejamento de suas atividades, podendo ser adaptado o horário de disponibilidade constante de seu Termo de Compromisso e Planejamento.

Treinamento Funcional

O projeto de extensão Ginástica e Saúde está com inscrições abertas para a prática de Treinamento Funcional.

O treinamento funcional constitui uma modalidade que vem conquistando cada vez mais adeptos. Trata-se de uma atividade dinâmica, que trabalha todas as partes do corpo, visando o condicionamento físico. Utilizando movimentos básicos como correr, saltar, agachar, levantar e empurrar junto ao peso do próprio corpo, essa prática traz inúmeros benefícios como ganho de força, resistência, flexibilidade, redução dos níveis de ansiedade e estresse, além de melhorar a qualidade de vida e prevenir doenças crônicas.

Os interessados em praticar essa modalidade devem efetuar a inscrição através do telefone 3829-1293 – secretaria do DEF, nos horários de 7h às 12h e 13h às 17h. Para a inscrição, basta informar o nome do projeto, nome completo e telefone de contato.

Está prevista a abertura de duas turmas, às segundas e quartas-feiras, com duas opções de horários para o treinamento: de 16h às 17h ou de 17h às 18h. As atividades terão início no dia 19/2, no Ginásio de Ginástica da UFLA, localizado ao lado da pista de atletismo.

Consulte o DEF para outras modalidades: telefone 3829-1293 (secretaria), nos horários de 7h às 12h e 13h às 17h.

Consulte o Ofício da Progepe e acesse o formulário anexo ao ofício.