Prosinhas na Ciência

"Prosinhas na Ciência" da UFLA promove divulgação na Associação de Apoio à Educação Infantil de Lavras

Escrito por Pedro Henrique Cardoso | Publicado: Quinta, 22 Fevereiro 2024 15:48 | Última Atualização: Terça, 27 Fevereiro 2024 10:07
Gentileza solicitar descrição da imagem

Na última semana, a equipe do quadro "Prosinhas na Ciência", desenvolvido pela Diretoria de Comunicação da Universidade Federal de Lavras (Dcom/UFLA) com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), esteve presente na Associação de Apoio à Educação Infantil para divulgar e compartilhar os objetivos e conteúdos do programa com as crianças.

A iniciativa tem como objetivo estimular a curiosidade e o interesse pela ciência desde a infância, procurando responder perguntas intrigantes e despertar nas crianças o fascínio pelo mundo científico de maneira lúdica e acessível.

Durante a visita à Associação de Apoio à Educação Infantil, membros da equipe do "Prosinhas na Ciência" apresentaram episódios com perguntas que foram abordadas no quadro, como "Por que as girafas têm o pescoço tão grande?", "Por que as vacas produzem leite?” e “Por que os gatos têm medo de água?”. Além disso, destacaram a participação ativa das crianças no processo, encorajando-as a enviar suas próprias perguntas e curiosidades para serem respondidas nos próximos episódios.

Segundo Angela Aparecida de Moraes, professora e coordenadora da Associação de Apoio à Educação Infantil de Lavras, o projeto é enriquecedor. “Primeiramente, eu quero parabenizar pelo projeto de vocês. Realmente, é muito valioso mesmo para a associação, para as nossas crianças. Cada visita de vocês é uma alegria!”, assegurou a professora.

Ressaltando a importância do contato com a ciência desde cedo, a equipe enfatizou que o objetivo do quadro é tornar a aprendizagem divertida e estimulante, incentivando a reflexão e a descoberta através do método científico.

O "Prosinhas na Ciência" é parte do projeto institucional de Comunicação Pública da Ciência da UFLA, que visa ampliar o diálogo entre a universidade e a sociedade, promovendo uma maior compreensão e apreciação da ciência no cotidiano.

Com essa iniciativa, a Diretoria de Comunicação da UFLA busca não apenas informar, mas também inspirar as próximas gerações de cientistas e pesquisadores, cultivando o espírito investigativo desde os primeiros anos de vida.

Confira as produções do Prosinhas na Ciência.

Matéria: Alessandra Reis Evangelista