Podcast Ciência em Prosa 60+

Décimo episódio é sobre uma doença rara: a Síndrome de Guillain Barré

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Segunda, 26 Fevereiro 2024 12:40 | Última Atualização: Terça, 27 Fevereiro 2024 10:05
Gentileza solicitar descrição da imagem

O Podcast Ciência em Prosa 60+, programa em áudio para prosear com o público acima de 60 anos sobre questões científicas que estão presentes em seu dia a dia, chega ao seu décimo episódio. O bate-papo desta vez é sobre a Síndrome de Guillain-Barré, doença rara e considerada autoimune, por ser provocada pelo ataque do sistema imunológico, nosso sistema de defesa, às células do nosso próprio corpo. Mas o que esta doença autoimune tem a ver com a idade? E como ela se manifesta? Essas são algumas perguntas que o episódio procura responder.

O bate-papo parte da história contada pela dona Maria Santíssima, moradora da cidade de Lavras participante da Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Lavras e região (Aapil), uma das instituições parceiras no nosso projeto. O caso ocorrido com Maria Santíssima é esclarecido pela professora da Faculdade de Ciências da Saúde da UFLA, Francesca Maria Mesquita, médica formada pela UFMG, neurologista e neurofisiologista clínica.

O podcast Ciência em Prosa 60+ é um programa mensal produzido pela Diretoria de Comunicação da Universidade Federal de Lavras (Dcom/UFLA), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Os episódios estão disponíveis nas principais plataformas de áudio e nas redes sociais nas quais a UFLA está presente, além de serem veiculados pela Rádio Universitária 105.7 FM e em plataformas de vídeo, como Youtube.

Para participar do podcast, basta encaminhar para nós as dúvidas que a ciência pode responder, e vamos buscar docentes da UFLA que possam participar da conversa.

As dúvidas devem ser enviadas pelo whatsapp: (35) 9 9806-4531.

Ouça os episódios completos nos links abaixo: