Da UFLA para o mundo

Equipe Troia se prepara para competição nos EUA da maior liga de combate de robôs do mundo

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Terça, 27 Fevereiro 2024 17:12 | Última Atualização: Terça, 19 Março 2024 10:08
Gentileza solicitar descrição da imagem

Não estranhe se estiver no trânsito de Lavras e for abordado por jovens estudantes da Universidade Federal (UFLA) arrecadando contribuições para mais uma competição do Núcleo de Estudos TROIA (Tecnologia, Robótica, Otimização e Inteligência Artificial). A equipe está se mobilizando para participar da temporada 2024 da competição de robótica promovida pela National Havoc Robot League (NHRL), que ocorre de 26 e 27 de outubro, nos Estados Unidos (Norwalk, Connecticut).

Dois projetos devem marcar presença na competição: o robô Pegasus da categoria FeatherWeight (13,6Kg) e a Furiosa, da categoria Hobbyweight (5,40Kg). As lutas ocorrem em gaiolas especialmente construídas para o desempenho máximo dos robôs e o público vibra com as tecnologias que inovam a cada temporada.

troia equipe recorteDe acordo com o integrante Davi Alves Parreira, estudante de Engenharia de Controle e Automação, a equipe está no momento de desenvolvimento dos projetos e de captação de apoio e patrocinadores para a participação.

Caso consigam viabilizar a participação, eles levarão o nome da UFLA para a competição da maior liga de combate de robôs do mundo. Ao longo do ano,são promovidos seis eventos classificatórios para o campeonato mundial, que será em novembro. Os participantes concorrem por milhares de dólares em prêmios, US$1 milhão de dólares em doações para uma instituição de caridade, além do cobiçado Dumpster Dourado no final de cada temporada da NHRL.

Iron Cup

robo recorteEnquanto se preparam para a competição nos Estados Unidos, a equipe também participa de embates nacionais. De 1º a 3 de março, a Troia estará na Iron Cup, competição que é realizada anualmente em Santa Rita do Sapucaí, e conta com categorias de robôs de combate e autônomos. Nesta edição, a equipe vai participar nas categorias Fairyweight - com o robô “Bala no Alvo”, Antweight - com o robô “Muriçoca”, Beetleweight - com os robôs Cavaco e Matador, Sumo Mini - com a “Karminha”, Sumo Mini RC - com a “Karminha RC”, Futebol Simulation Mini - com o “Fifi Soccer Team” e no Futebol Mini - com “Fifi Soccer Team”.

Trajetória

Em 2024, a Equipe Troia completa 12 anos de história. Conta com 35 membros ativos, divididos em três áreas: Mecânica, Eletrônica e Gestão & Marketing. A equipe surgiu da fusão entre dois núcleos de estudo da UFLA, o CTRL-A e o NemecaBotz. O grupo conta com estudantes de diferentes cursos da Universidade, em especial da Engenharia Mecânica, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Física, Engenharia Química e Administração.

Quer apoiar a Equipe Troia? Então siga o perfil @troia_ufla e veja as formas de colaboração