Ir direto para menu de acessibilidade.
COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

Delegação malinense beneficiada pelo projeto Cotton Solos visita a UFLA e a região

Escrito por Claudinei Rezende e Pedro Cardoso | Publicado: Segunda, 04 Março 2024 10:22 | Última Atualização: Terça, 19 Março 2024 10:16
Gentileza solicitar descrição da imagem

Na manhã do dia 28/2, foi recebida na Universidade Federal de Lavras (UFLA) uma delegação composta por representantes da Companhia Malinense de Desenvolvimento Têxtil (CMDT), empresa estatal da República do Mali, localizada na África Ocidental. A visita faz parte de uma das ações promovidas pelo projeto da UFLA “Preservação do Potencial Produtivo das Zonas Produtoras de Algodão no Mali – Cotton Solos” que, nos últimos anos, tem promovido trocas de experiências e difusão de tecnologias entre especialistas brasileiros e malinenses, em iniciativa coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE).

O coordenador do projeto e professor da Escola de Ciências Agrárias de Lavras (Esal/UFLA), João José Marques, explica que a visita é uma via de mão dupla. “Assim como o Brasil, o Mali é um grande produtor de algodão. No nosso projeto, um dos objetivos é contribuir para o desenvolvimento algodoeiro desse país africano. Portanto, a delegação da CMDT veio até aqui para conhecer plantios de algodão e trocar experiências, para que, assim, busquemos caminhos para aumentar a produção algodoeira malinense.”

Para isso, a programação da visita incluiu ações internas e externas. No dia 28/2, a delegação da CMDT visitou o setor de algodão da UFLA, o Departamento de Ciência do Solo (DCS) e o Departamento de Engenharia Ambiental (DAM) da Instituição, assim como as duas estações de tratamento da Universidade, a Estação de Tratamento de Água (ETA) e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Além disso, foram feitas apresentações contemplando as seguintes temáticas: fertilidade do solo, manejo, conservação, saneamento, engenharia e saúde.

No dia 29/2, a CMDT e uma equipe da ABC, juntamente com professores da UFLA, visitaram uma fazenda de referência em produção agrícola, sustentabilidade e inovação tecnológica em Itutinga, Minas Gerais. Acompanhados por professores da UFLA e pelo engenheiro agrônomo da propriedade, eles tiveram a oportunidade de aprender técnicas de rotação de culturas, conservação de solos, aumento de produtividade e aproveitamento de restos culturais. O analista de projetos da ABC, Isaac Vergne, responsável pelo projeto Cotton Solos, considera que as técnicas   observadas durante a visita podem gerar um aumento na produção malinense. “Quando retornarem ao país, eles perceberão as possibilidades de avanço que as técnicas que estão aprendendo com os professores da UFLA e os técnicos brasileiros podem oferecer.”

O diretor-geral de produção agrícola da CMDT, Moro Diakite, agradeceu pela iniciativa e parceria com a UFLA, ressaltando que a Universidade não os abandonou em momentos críticos da política interna de Mali e também durante a pandemia de Covid-19. “O projeto tem nos ajudado cada vez mais a melhorar a produção do algodão e a qualidade dos solos em nosso país. Para isso, as ações lidam com dois eixos fundamentais: por um lado, o enfrentamento à queda da produção algodoeira e à perda da fertilidade do solo em Mali; por outro lado, a saúde e o bem-estar das comunidades agrícolas envolvidas. Trata-se de um constante compartilhamento de experiências, de conhecimento e de tecnologia”, diz.

Sessão de boas-vindas

Realizada no Salão de Conselhos da Reitoria da Universidade, a sessão de boas-vindas contou a presença do reitor em exercício, João Cândido de Souza e de membros do Cotton Solos, da CMDT, da ABC e da Diretoria de Relações Internacionais (DRI/UFLA). Também esteve presente a pró-reitora de Extensão e Cultura da UFLA, Christiane Maria Barcellos Magalhães da Rocha, a qual ressaltou a importância da visita. “Essa ação é um ganho para a nossa extensão universitária. Receber a delegação malinense permite a eles conhecerem as nossas estruturas e conviverem com a comunidade acadêmica que não tem a oportunidade de participar diretamente do projeto. Tudo isso melhora a nossa parceria e os resultados, os quais já estão sendo muito positivos.”

Confira as fotos da visita da delegação malinense.

Confira o vídeo da visita - 28 e 29/2

Matéria escrita por: Claudinei Rezende da Silva e Pedro Henrique Cardoso.

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção