Ir direto para menu de acessibilidade.
CULTURA

Docentes da UFLA assumem a Diretoria Executiva da Academia Lavrense de Letras

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 13 Março 2024 08:37 | Última Atualização: Terça, 19 Março 2024 11:39
Gentileza solicitar descrição da imagem
Membros da Academia Lavrense de Letras - Foto: Marco Bissoli / Curta Lavras

As cadeiras mais importantes da Academia Lavrense de Letras (ALL) passam a ser ocupadas por dois docentes da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Eleitos em dezembro de 2023, os professores Vanderlei Barbosa e Dalva de Souza Lobo são, oficialmente, os novos presidente e vice-presidente da Academia para o biênio 2024/2025. 

Após escreverem juntos a obra “A Revolução pelo Ócio: lições poético-filosóficas para o século XXI”, em 2020, Vanderlei Barbosa e Dalva de Souza Lobo foram convidados a integrar a arcádia (academia literária) como acadêmicos aspirantes e receberam aprovação em todas as instâncias, tornando-se, em 2022, acadêmicos titulares da ALL, após apresentação do panegírico, um discurso louvando os feitos realizados pelo patrono. 

Os acadêmicos realizaram duas edições da Feira Literária de Lavras, a FiliLavras, evento que passou a fazer parte das atividades culturais da cidade, após decreto instituído pela prefeita Jussara Menicucci. Em 2023, foram convidados a ocupar os cargos de presidente e vice-presidente, respectivamente, com aprovação unânime dos acadêmicos. 

Com vasta experiência, a nova diretoria está empenhada em continuar a disseminação da literatura e da cultura na sociedade. Professor Vanderlei Barbosa é o terceiro ocupante da cadeira de número 8, que tem como patrono Catulo da Paixão Cearense. 

O novo Presidente da ALL é doutor em Educação na área da Filosofia, História e Educação pela UNICAMP; Mestre em Educação na área do Ensino Superior e Avaliação Institucional, pela PUC Campinas; possui licenciatura Plena em Filosofia e bacharelado em Teologia, também pela PUC. Na UFLA, Vanderlei é professor de Filosofia da Educação, coordena o grupo de pesquisa Mosaico e foi, por cinco anos, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Também é autor de livros como “No tempo certo” (2020) e “Apanhador de Histórias” (2020). 

professora DalvaProfessora Dalva de Souza Lobo é a segunda ocupante da cadeira de número 9, que tem como patrono Guilherme de Andrade Almeida. Dalva é mestra e doutora em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e possui pós-doutorado em Literatura Brasileira pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Na UFLA, atua junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras – mestrado acadêmico e no curso de graduação em Pedagogia, com as disciplinas de Literatura Infantojuvenil e Metodologia de Ensino de Artes, além de coordenar o grupo de estudo e pesquisa INTERSIGNOS e de atuar como membro do Grupo de Pesquisa em Teoria Crítica e Educação (UFSCar-UFLA). A professora também atua como coordenadora do Setor de Cultura, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec). Dalva é autora de livros como “Poesilha”(2022), "Cartografias da Memória" (2023) e "Catatau: dos labirintos da linguagem à criação de ambiências sonoras"(2021). Além dessas obras, tem vários poemas publicados em coletâneas e plataformas digitais. 

A professora expressa sua alegria e reforça seus compromissos para o novo biênio. "Nesse biênio, algumas das ações pretendidas são: dar continuidade às Antologias, à FiliLavras, além de promover eventos que dialoguem com a comunidade. Como professora, entendo que posso contribuir muito com o processo formativo de sujeitos que atuarão em sociedade construindo uma rede de relações que perpassa e atravessa a sociedade. Meu desejo é ser uma agente dessa construção e isso tem relação direta com minhas ações na ALL. Ambas as academias, apesar de suas especificidades, convergem no aspecto de serem espaços de diálogo com a comunidade e a Dalva professora não se aparta da Dalva acadêmica da ALL, pelo contrário, aproxima.”

A solenidade que oficializou a nova diretoria ocorreu na noite de 28/2, no Vitória Palace Hotel, onde os intelectuais receberam os cumprimentos dos demais acadêmicos e de autoridades presentes; dentre eles, a prefeita do Município de Lavras, Jussara Menicucci; a pró-reitora de Extensão e Cultura, Christiane Maria Barcellos Magalhães; o pró-reitor de Graduação, Ronei Ximenes Martins, e a diretora da Faelch, Helena Maria Ferreira. 

professor VanderleiDevidamente empossado, o professor Vanderlei Barbosa aproveitou a oportunidade para manifestar sua gratidão. “Neste momento em que assumo a honrosa condição de presidente da Academia Lavrense de Letras, humildemente me rendo à confiança que recebi dos membros efetivos desta casa das letras e da cultura que me elegeram como presidente desta egrégia casa. Em nossa gestão 2024-2025, vamos trabalhar incansavelmente, para consolidar a Feira Literária de Lavras, nossas publicações e a cultura de nosso município em parceria com o poder público e as instituições que valorizam a cultura.” 

Ao assumirem a Diretoria Executiva da ALL, os docentes trazem consigo não apenas a vasta bagagem acadêmica, mas também a paixão pela literatura e pela cultura. A trajetória percorrida pelos professores, desde a coautoria da obra "A Revolução pelo Ócio", passando pela consolidação da FiliLavras, até a posse para o novo biênio, refletem a dedicação com a promoção das letras e das artes na comunidade, perpetuando o legado da Academia Lavrense de Letras. 

 

Texto: Lucas Henrique Teixeira - bolsista Proat. Revisão: Gláucia Mendes - jornalista Dcom
Fotos: Marco Bissoli / Curta Lavras

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção