educom ciência

Terceira edição do projeto EduCom Ciência é realizada em Carrancas (MG)

Escrito por Greicielle Santos | Publicado: Quinta, 14 Março 2024 14:25 | Última Atualização: Terça, 19 Março 2024 10:35
Gentileza solicitar descrição da imagem

O projeto EduCom Ciência, realizado pela Diretoria de Comunicação da Universidade Federal de Lavras (Dcom/UFLA), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), rompe os limites municipais e realiza sua terceira edição em Carrancas (MG), com estudantes da Escola Estadual Sara Kubitschek. As atividades do projeto iniciaram-se no sábado (9), na própria escola, e serão continuadas, nas próximas semanas, com a vinda das participantes à UFLA.

O projeto passou por adequações no formato e dia de realização das oficinas, considerando o deslocamento das estudantes carranquenses.  As atividades, que antes eram realizadas durante a semana, agora serão realizadas aos sábados, e também serão mais longas, para garantir que o tempo seja bem aproveitado. Apesar dessa reestruturação, o objetivo do projeto continua o mesmo, produzir, ao fim da formação teórica, vídeos com respaldo científico sobre temas de interesse das participantes.

“Essa iniciativa marca não apenas a expansão do nosso projeto, mas também o compromisso em levar a comunicação pública da ciência a novos horizontes, aproximando-a da sociedade. Estamos animados com o que está por vir e confiantes de que essa parceria com a Escola Estadual Sara Kubitschek será uma jornada enriquecedora para todos nós. Esperamos continuar inspirando e sendo inspirados por essas jovens comunicadoras enquanto exploramos juntos o fascinante mundo da ciência”, destaca uma das facilitadoras do projeto, Alessandra Reis.

Na primeira oficina, as participantes assistiram ao vídeo institucional da UFLA, aprenderam mais sobre o EduCom Ciência e participaram de uma dinâmica para conhecerem os cursos de graduação e os programas de pós-graduação que são ofertados pela Instituição. Além disso, foi iniciado o processo de seleção de possíveis pautas para as produções audiovisuais  que elas, ao final do projeto, produzirão. Uma das participantes dessa edição, a estudante Fabiana de Souza Alves, de 17 anos, demonstrou entusiasmo em fazer parte do EduCom Ciência. “O primeiro encontro foi maravilhoso. No início algumas meninas estavam meio tímidas, mas depois fomos nos soltando. As dinâmicas e atividades propostas foram maravilhosas”.

O entusiasmo também é compartilhado pela vice-diretora da escola, Sthefany Christine Alcântara Leite, que acompanhou de perto o primeiro encontro e percebeu, por meio do projeto, a possibilidade de aproximação das estudantes com o âmbito universitário. “Muitos estudantes aqui em Carrancas veem a Universidade como algo distante de sua realidade e esse projeto se apresenta como uma ponte, trazendo incentivo ao acesso para o Ensino Superior. As visitas à UFLA, o contato com pesquisas científicas e com os professores podem contribuir para o desenvolvimento do senso de pertencimento, fortalecendo a autoestima e a autoconfiança, atuando diretamente no empoderamento dessas alunas”.

A iniciativa de realizar o projeto no município de Carrancas surgiu da mestranda em Educação da UFLA, Dalila Auxiliadora Garcia de Oliveira, que realizou parte do seu projeto de pós-graduação nessa Escola. “A iniciativa para que o projeto EduCom Ciência acontecesse em Carrancas (MG) surge, em um primeiro momento, devido à minha história com a cidade, pois sou natural de lá, e com a Escola Estadual Sara Kubitschek, na qual fui aluna e também professora. O meu desejo sempre foi retribuir à Escola, de alguma forma, todos os ensinamentos que me foram proporcionados. O projeto EduCom Ciência surge como um dos caminhos, que hoje corrobora e se entrelaça com minhas pesquisas e a escrita de minha dissertação.”.

Comunicação Pública da Ciência nas Escolas

A ideia do projeto é que os próprios estudantes possam aprender, amparados pela equipe da UFLA, a produzir conteúdos em vídeo sobre temas do cotidiano a partir da perspectiva científica. As atividades terão duração de três anos e, em cada semestre, estarão vinculadas a uma instituição de ensino. O projeto EduCom Ciência integra o projeto institucional "Prosas na Ciência: contribuições da UFLA rumo ao processo dialógico da Comunicação Pública da Ciência".

Em cada oficina, os estudantes são estimulados e orientados a levantar as dúvidas em suas comunidades, apurar as informações científicas e entrevistar pesquisadores. Conteúdos, como criação de roteiro, escrita jornalística, gravação e edição de vídeo fazem parte do planejamento das atividades. Os participantes estão sendo acompanhados por facilitadores e jornalistas da UFLA. A partir de metodologias ativas e do círculo de cultura, todo o planejamento das ações é realizado de forma coletiva entre as monitoras do projeto.

As edições anteriores foram realizadas com estudantes do Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (Cedet) e da Escola Estadual Firmino Costa, do município de Lavras. Os vídeos produzidos pelos participantes já abordaram temas como o uso abusivo de álcool e outras drogas, descarte indevido do lixo, questões raciais, aquecimento global, entre outros. Confira os vídeos produzidos até o momento.

Veja as fotos do primeiro encontro.