Agritech UFLA lança site e amplia comunicação com diferentes setores do agronegócio brasileiro
Compreender como as novas dinâmicas de mercado se formam e como os diversos atores envolvidos com o agronegócio influenciam as transações econômicas pode ser um diferencial competitivo. O Centro de Estudos de Mercado e Tecnologias no Agronegócio - Agritech UFLA - foi desenvolvido para ajudar na compreensão dessas dinâmicas de mercado e para a difusão de tecnologias relacionadas à agricultura, pecuária, silvicultura, bem como tecnologias sociais e digitais.
A comunicação com a sociedade, que já era feita pela plataforma de mídia social Instagram (@agritechufla), agora também conta com um site. O novo canal foi lançado nesta quarta-feira (20/3), durante a I Mostra de Núcleos de Estudo da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FCSA). O Agritech UFLA tem a coordenação dos professores Elisa Cozadi, Jaqueline Costa e Paulo Henrique Leme.
O objetivo é tornar-se referência nacional e internacional em pesquisas aplicadas no contexto do desenvolvimento de novas tecnologias em mercados agropecuários. Por meio de ferramentas e técnicas de inteligência competitiva e ciência de dados, os interessados têm acesso a estudos prospectivos, mapeamento de tendências, relatórios técnicos, estudos de mercado, entre outros produtos. Esses estudos são desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar, formada por docentes e discentes da UFLA, além de pesquisadores externos à instituição.
De acordo com o professor Paulo Henrique Leme, um dos coordenadores da Plataforma, a UFLA tem sido uma parceria importante do agronegócio brasileiro, em todas as grandes revoluções que mudaram a produção de alimentos globalmente. “Agora vivemos um novo momento, a revolução da agricultura digital, a agricultura 4.0. Tecnologias como drones, biotecnologia e softwares de agricultura de precisão estão transformando a forma como os produtores brasileiros de todas as categorias estão produzindo alimentos”, enfatiza, lembrando que essas tecnologias são acessíveis até mesmo aos pequenos agricultores, que podem utilizar softwares digitais para gestão, previsão climática e plataformas de comercialização.
No entanto, Leme alerta que a conectividade ainda é um desafio para a agricultura brasileira. Por esse motivo, o Agritech UFLA faz parte do Projeto Semear Digital, coordenado pela Embrapa Agricultura Digital. Esse projeto envolve ações de inclusão digital em dez municípios distribuídos pelas cinco regiões do País, com potencial de alcançar até 14 mil pequenas e médias propriedades rurais. “Estamos transformando e digitalizando o agronegócio brasileiro de forma sustentável e inclusiva, sem deixar nenhum produtor para trás”, aponta o professor.
No site do Agritech será possível acessar resultados desse e de outros projetos. Também há uma seção dedicada à apresentação da equipe de trabalho, um blog com textos de opinião sobre temas da atualidade e um repositório que disponibiliza conteúdos acadêmicos e informativos.