Fronteira do conhecimento

Núcleo de Estudos Cannabis UFLA realiza primeiro ciclo de palestras

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Quarta, 27 Março 2024 17:34 | Última Atualização: Segunda, 01 Abril 2024 11:31
Gentileza solicitar descrição da imagem

Professores, pesquisadores e estudantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) se reuniram para o primeiro ciclo de palestras sobre o potencial da Cannabis sativa para o desenvolvimento de pesquisas científicas. O evento, organizado pelo Núcleo de Estudos em Cannabis (Cannabis UFLA), ocorreu na sexta-feira (22/3), no anfiteatro do Departamento de Entomologia da Escola de Ciências Agrárias de Lavras (Esal/UFLA). O Núcleo conta com a participação de 18 professores de diferentes áreas do conhecimento para a realização de pesquisas e orientação de estudantes de graduação e pós-graduação.

Na abertura do evento, a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Entomologia Aline Unes Negromonte Lima, presidente e co-fundadora do Núcleo, apresentou os objetivos e o contexto acadêmico das pesquisas com cannabis no Brasil e no mundo. Ela enfatizou o percentual ainda reduzido de pesquisas com cannabis na área das ciências agrárias - 0,6% segundo o relatório da Kaya Mind – e o potencial científico que o tema apresenta, sobretudo pela tendência de crescimento da cannabis para uso medicinal.

Pesquisas na UFLA

cannabis02Apesar do forte estigma ainda enfrentado, o professor Luís Cláudio Paterno Silveira (DEN/Esal/UFLA), que também é o coordenador do Núcleo, apresentou a importância das pesquisas para garantir aos produtores e associações de cannabis medicinal informações embasadas em evidências científicas. Ele destacou uma série de lacunas já identificadas e que devem render estudos relevantes desde a semente até estudos de biotecnologia aplicada aos produtos à base de canabinoides, incluindo até o uso da planta para mitigação do efeito estufa.

Aline desenvolve sua pesquisa de doutorado sobre o controle biológico da cultura da cannabis, em parceria com duas associações de produtores, a Apepi – Apoio a Pesquisa e Pacientes de Cannabis Medicinal - e a Santa Cannabis – Associação Brasileira de Cannabis Medicinal. O estudo tem a orientação do professor Luís Cláudio e deverá gerar um guia de insetos e ácaros associados à cultura da cannabis.

Camila Moreno Lopes de Andrade, doutoranda em Botânica Aplicada na UFLA, apresentou a saga que envolveu a construção e inauguração, em 2023, do Centro Biotecnológico de Plantas Psicoativas (CBPP) e o início das pesquisas na UFLA, que prometem revolucionar o desenvolvimento de biofármacos e terapias para uma variedade de condições médicas. Sob a coordenação da professora Vanessa Cristina Stein, o CBPP conquistou a autorização da Anvisa para a pesquisa e cultivo in vitro da cannabis medicinal, tornando a UFLA a terceira universidade no País a receber essa autorização. Um dos objetivos é a seleção de plantas com homogeneidade genética e perfil químico à diferentes respostas terapêuticas.

O professor Rafael Peron Castro (Esal/UFLA) abordou a pesquisa com a cannabis pela perspectiva das potencialidades da fibra de cânhamo, tendo apresentado suas origens e diversas aplicações industriais. O plantio da cannabis para a exploração do cânhamo demanda outras linhas de pesquisa e carrega o potencial de avançar o conhecimento para tornar sua fibra tão competitiva quanto a do algodão. O professor destaca a importância de trazer o debate para o contexto técnico e científico, lembrando que o cultivo do cânhamo industrial, ainda em tramitação para a legalização, representa uma oportunidade para a economia do País.

Para finalizar, o evento contou com a participação da professora Luciana Cordeiro, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que discorreu sobre etiologia e as pesquisas sobre manejo de doenças da cannabis, apresentando os principais desafios fitossanitários enfrentados na produção. Suas pesquisas são embasadas em plantios de cannabis medicinal mantidos pela Associação Brasileira de Apoio Cannabis Esperança (Abrace).