RANKING 2023

UFLA é a 12ª universidade empreendedora no Brasil, aponta ranking

Escrito por Claudinei Rezende | Publicado: Sexta, 05 Abril 2024 10:16 | Última Atualização: Segunda, 15 Abril 2024 10:00
Gentileza solicitar descrição da imagem

Na edição de 2023 do Ranking Universidades Empreendedoras (RUE), a Universidade Federal de Lavras (UFLA) obteve a 12ª posição geral, a 7ª posição no Sudeste, além de ter se destacado como a 6ª universidade do País com melhores resultados na dimensão “Extensão”. Foram 108 universidades participantes do Ranking, além de 31 institutos federais. Em 2019, a UFLA ocupava a 13ª posição no RUE.

A dimensão “Extensão”, na qual a UFLA obteve o melhor resultado em 2023, contabiliza número de ações de extensão cadastradas pela Universidade em relação ao número de estudantes matriculados, impacto das produções científicas em ambientes on-line (considerando compartilhamentos e curtidas em redes sociais), entre outras menções, além de avaliar a forma como as organizações estudantis de representatividade nacional são vistas (Aiesec, Brasil Júnior e Enactus).

A pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Christiane Maria Barcellos Magalhães da Rocha, ressalta que, na edição de 2021 do RUE, a “Extensão” ocupava o 15º lugar. “Essa mudança de colocação observada na última edição do Ranking demonstra todo o trabalho que tem sido realizado dentro da nossa Universidade nos últimos anos”.

Para a coordenadora do Setor de Entidades de Extensão da UFLA, professora Fernanda Carvalho Lopes de Medeiros, toda essa conquista é, de fato, uma evolução. “Os resultados comprovam que a UFLA é um ambiente que estimula o empreendedorismo e as ações de extensão, além de evidenciarem o contínuo crescimento da cultura empreendedora da nossa Universidade”, afirma.

O Ranking

O RUE é uma iniciativa da Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior) que visa fortalecer o ensino superior no Brasil. A cada dois anos, a Brasil Júnior analisa e ouve as instituições participantes e os seus estudantes, considerando seis dimensões: infraestrutura, internacionalização, capital financeiro, cultura empreendedora, inovação e extensão. Para 2023, a metodologia foi revisada, para acolher avaliações de institutos federais.

O Ranking objetiva gerar novos estímulos para Instituições de Ensino Superior (IESs) melhores e mais empreendedoras. Para isso, coleta e analisa dados de três fontes: da percepção de estudantes, do posicionamento oficial das instituições e dos dados de fontes secundárias. Assim, é possível elencar os pontos de melhoria, calcular a nota das IES com base na metodologia aplicada e evidenciar as boas práticas observadas.

O RUE é capaz de observar, ao cruzar e mapear esses três tipos de informação, a forma como os estudantes percebem a mentalidade empreendedora da sua própria instituição de ensino. Um ambiente que estimule a inovação terá discentes mais engajados na busca por soluções que possam se tornar modelos de negócio.

Em 2023, mais de 34 mil estudantes de todas as unidades federativas do País foram ouvidos.