RECONHECIMENTO

Proec cria premiação para extensionistas e comunicadores da ciência

Escrito por Claudinei Rezende | Publicado: Sexta, 05 Abril 2024 11:47 | Última Atualização: Segunda, 15 Abril 2024 09:59
Gentileza solicitar descrição da imagem

Para promover o reconhecimento institucional aos esforços dos profissionais que constroem a Extensão na Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec/UFLA) propôs a criação do “Prêmio Destaque em Extensão e Cultura” (Pdec), aprovado pelo Conselho Universitário (CUNI) em fevereiro de 2024.

A iniciativa ancora-se na importância da interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade, bem como na relevância de reconhecer as diversas iniciativas de produção extensionista, cultural e de Comunicação Pública da Ciência (CPC) empreendidas pela comunidade acadêmica da UFLA, como forma de promover e instigar atividades de excelência.

Para a pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Christiane Maria Barcellos Magalhães da Rocha, homenagear os profissionais com destaque nessa área traz reputação e valorização a esses talentos. “A Extensão é uma atividade finalística, inseparável do Ensino e da Pesquisa, desde a Constituição brasileira de 1988. Nesse contexto, premiar trajetórias extensionistas garante, de fato, uma nova dimensão de reconhecimento, permitindo que todos, principalmente os mais jovens, vejam os resultados do trabalho daqueles que concretizam uma real transformação social e que têm orgulho de praticar a Extensão”, diz.

A pró-reitora ainda observa que não há Extensão sem comunicação, algo que também é defendido pela diretora de Comunicação da UFLA, Ana Eliza Alvim. “Para garantir a democratização do acesso da população ao conhecimento científico produzido na nossa Universidade, os pesquisadores precisam empreender esforços, dedicando tempo a entrevistas, fazendo revisões de conteúdos, solucionando dúvidas, atendendo à imprensa. Ou seja, é um trabalho essencial para que tenhamos transparência das ações desenvolvidas pela UFLA e para que possamos colocar todo o conhecimento à disposição da sociedade, em linguagem acessível ao público não especializado. O Prêmio, que inclui a categoria de Comunicação Pública da Ciência, reconhece esses profissionais que, além de trabalhar pelo avanço da pesquisa científica, dedicam-se a tornar possível o compartilhamento das informações.”

Dessa forma, o Pdec objetiva gerar impacto social e aproximar ainda mais a UFLA da comunidade externa. “Afinal, a iniciativa estimula que o conhecimento e a pesquisa gerados na Universidade sejam aplicados para resolver problemas locais, regionais ou globais”, observa o pró-reitor substituto de Extensão e Cultura, Danton Diego Ferreira.

A meta é que o edital para a primeira edição da premiação seja publicado em breve e que ela ocorra ainda este ano.