direito

Estudantes do curso de Direito realizam visita técnica ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais

Escrito por Greicielle Santos | Publicado: Sexta, 10 Mai 2024 14:46 | Última Atualização: Segunda, 20 Mai 2024 07:46
Gentileza solicitar descrição da imagem

Discentes do curso de Direito da Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizaram, na última terça-feira (7/5), uma visita técnica ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), cuja sede está em Belo Horizonte (MG). A atividade é uma iniciativa do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da UFLA e tem o objetivo de ampliar o conhecimento dos estudantes sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Judiciário, bem como permitir uma maior compreensão sobre as diferentes funções e métodos de atuação na carreira da magistratura. O coordenador do Núcleo de Prática Jurídica, professor Sthéfano Divino, ressalta a importância de visitas técnicas como essa para aproximar o discente da realidade e da prática jurídica, permitindo-lhe conhecer o sistema e identificar os possíveis caminhos que trilharão futuramente.

“Os tribunais sempre ocuparam, e vão ocupar, uma tarefa imprescindível e indelegável para o funcionamento da atividade judiciária e da Justiça. Ocorre que a maior parte dos cidadãos, e até mesmo dos estudantes de Direito, nunca estiveram efetivamente em uma sala de audiências, especialmente nas salas de um Tribunal. Assim, tem-se uma visão muito romântica advinda de séries como Suits ou How To Get Away With Murder sobre o que é o que faz essa estrutura. Mas a realidade brasileira é bem distinta do promovido nas séries de entretenimento. Conhecer o Tribunal, seu modus operandi, sua estrutura organizacional e suas peculiaridades permite ao futuro jurista empreender os esforços necessários à consecução de sua tarefa de forma mais efetiva ao saber e conhecer aonde ir, o que fazer e como fazer”, ressalta.

Durante a visita técnica, os discentes assistiram a uma palestra conduzida pelo juiz Carlos Donizetti Ferreira da Silva, responsável pela 3ª Unidade Jurisdicional da Fazenda Pública do Juizado Especial de Belo Horizonte. Foram abordadas experiências pessoais e profissionais no exercício da magistratura. Os estudantes tiveram a oportunidade de compreender e conhecer atividades relacionadas à função da magistratura que vão além da atividade decisional e do julgamento. “Trata-se de um importante passo para desmistificar a profissão. Muitos discentes ingressam no curso de Direito pretendendo ser magistrados, mas não possuem compreensão sobre todo o trabalho e todas as atividades administrativas atreladas ao exercício da profissão”, destaca o professor Sthéfano Divino.

“A concretização e a constante realização deste evento são indispensáveis à formação técnico-jurídica do futuro jurista, pois a partir das vivências relativas ao campo de formação profissional permite observar as peculiaridades dos diversos ramos do Direito a partir de uma integração entre os conteúdos teóricos desenvolvidos e a prática jurídica. Essa prática reflete a excelência e o compromisso que o Curso de Direito da UFLA, especialmente o Núcleo de Prática Jurídica, têm com seus discentes”, completa o coordenador do NPJ.