INCENTIVO À LEITURA

Primeiro encontro de Clube do Livro reúne bolsistas do BIC Júnior na UFLA - Comunidade é convidada a participar do projeto

Escrito por Claudinei Rezende | Publicado: Segunda, 13 Mai 2024 08:25 | Última Atualização: Quarta, 05 Junho 2024 11:29
Gentileza solicitar descrição da imagem

A coordenação do programa BIC Júnior da Universidade Federal de Lavras e o Núcleo de Alternativas Didáticas (Nad+/UFLA) iniciaram o projeto de extensão Clube do Livro, uma  iniciativa com o intuito de reunir os participantes para a leitura e a discussão de diferentes obras literárias. Apesar de inicialmente voltado aos estudantes das escolas públicas estaduais de Lavras vinculados ao BIC Júnior, o clube é aberto a toda a comunidade.

No primeiro encontro, realizado no dia 26/4, foi proposta a leitura do livro “Malala, a menina que queria ir para a escola”, de Adriana Carranca. A obra, de domínio público, foi disponibilizada aos participantes de forma virtual. Os encontros do Clube do Livro serão mensais e realizados em espaços públicos do município, como a Biblioteca Municipal e a Casa da Cultura, além das dependências da Universidade.

As metas do projeto também incluem a melhoria das habilidades de leitura e compreensão, medida pelo aumento da proficiência na análise e interpretação de textos; a expansão do repertório literário; o auxílio aos estudantes para criar uma rotina de leitura; o estudo e a organização do tempo; e, de forma mais ampla, a inspiração para os estudantes cursarem uma graduação, preparando-se para processos seletivos.

O professor da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS/UFLA) e um dos coordenadores do projeto, Chrystian Araújo Pereira, ressalta que a leitura exerce um papel fundamental no desenvolvimento intelectual, emocional e social. “Principalmente entre os jovens, ler promove o desenvolvimento da capacidade cognitiva, a expansão do vocabulário, a melhoria da escrita, o estímulo à criatividade e imaginação, e o desenvolvimento do pensamento crítico”, afirma.

Outro benefício observado, desta vez pela professora do Instituto de Ciências Naturais (ICN/UFLA), coordenadora do BIC Júnior na Universidade e também do projeto de extensão, Luciana Lopes Silva Pereira, é inspirar a inserção de jovens no ensino superior. “A leitura como hábito durante o ensino médio auxilia na preparação para o futuro acadêmico, devido à melhoria na capacidade de ler e compreender textos complexos, capacitando os estudantes para os desafios que enfrentarão na faculdade, no mercado de trabalho e na vida em geral. Então, trata-se de uma ferramenta importantíssima para que eles consigam ingressar na universidade, já que precisam passar por processos seletivos.”

Além dos professores Chrystian e Luciana, o projeto de extensão também conta com a participação da discente bolsista vinculada ao Programa Institucional de Apoio à Produção de Material Didático (Promad/UFLA) Sara Souza.

Acesse o link disponível na bio do perfil do Instagram @nucleo_nadmais para ingressar no grupo do projeto no WhatsApp e saber outras informações.