Ir direto para menu de acessibilidade.
RIO Grande do SUL

UFLA solidária: novo posto de coleta de doações para vítimas das enchentes no Rio Grande do SUL

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Quinta, 16 Mai 2024 16:37 | Última Atualização: Segunda, 20 Mai 2024 07:39
Gentileza solicitar descrição da imagem

Desde que foi anunciado o estado de calamidade no Rio Grande do Sul, com 446 municípios afetados por fortes chuvas e enchentes, o País todo se mobilizou em incontáveis manifestações de solidariedade. Na Universidade Federal de Lavras (UFLA), membros da comunidade universitária estão mobilizados para ajudar no enfrentamento da tragédia, incluindo entidades de extensão, grupos de pesquisa e organizações estudantis. 

A partir desta semana, a gestão da Universidade anunciou que a Livraria UFLA, localizada no Centro de Convivência, será um posto de arrecadação no Câmpus Lavras. 

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informa que, no momento, as doações devem ser exclusivamente de alimentos não perecíveis, alimentação animal (ração) e produtos de higiene. 

As doações podem ser entregues de segunda à quinta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Na sexta-feira, das 8h às 12 e das 14h às 16h. 

Recomeça UFCSPA

Dentre as comunidades afetadas pelas enchentes,  estudantes e servidores da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) também sofrem com perdas de bens e muitos estão desabrigados. A Associação de Pós-Graduandos (APG), Diretório Central dos Estudantes da UFCSPA (DCE), movimento Levante Popular da Juventude, ligas desportivas, além dos servidores técnicos e corpo docente da UFCSPA iniciaram a campanha Recomeça UFCSPA, que pede doações para aqueles que foram afetados. As doações podem ser realizadas por meio deste link 

Situação de emergência permanece

O governo do Estado monitora, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a situação das barragens no Rio Grande do Sul. Dados parciais, divulgados nesta quarta-feira (15/5), apontam duas barragens em situação de emergência (risco de ruptura iminente); seis em estado de alerta (risco à segurança da barragem) e oito em nível de atenção (exigem monitoramento, controle ou reparo no decurso do tempo). 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção