direito

Estudantes do curso de Direito participaram do 5º Movimento de Cidadania, em parceria com o TJMG

Escrito por Greicielle Santos | Publicado: Sexta, 17 Mai 2024 13:20 | Última Atualização: Terça, 04 Junho 2024 16:21
Gentileza solicitar descrição da imagem

Estudantes do curso de Direito da Universidade Federal de Lavras (UFLA) participaram, no dia 10/5, do 5° Movimento de Cidadania, realizado por parceria e colaboração entre o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ/UFLA) e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (CEJUSC/TJMG). Os estudantes realizaram serviços de orientação e assistência jurídica gratuita para toda a população de Lavras e região.

Além da concretização dos conhecimentos teóricos adquiridos durante a graduação, o evento proporciona aos estudantes o desenvolvimento de habilidades ligadas ao raciocínio crítico e comunicação efetiva, bem como permite o aprimoramento da consciência e percepção das diferentes situações socioeconômicas existentes na sociedade.

O coordenador do NPJ e professor do curso de Direito da UFLA Sthéfano Divino explica que “o evento, de caráter extensionista, permite aos discentes do curso de Direito alcançar e desenvolver competências cognitivas, instrumentais e interpessoais necessárias ao exercício de sua profissão. Trata-se de importante passo e tarefa para permitir a completa formação de um jurista que compreenda as demandas jurídicas e sociais existentes, bem como identifique os mecanismos mais adequados para suas soluções”.

O docente completa que, para a comunidade local, “a ação teve como objetivo ampliar o acesso à Justiça e tornar o direito e o sistema judiciário brasileiro bem mais próximos da sociedade”.

Além das ações comunitárias, o Núcleo de Prática Jurídica realiza seus atendimentos nas dependências do Departamento de Direito da UFLA. Dúvidas podem ser enviadas pelo WhatsApp do Núcleo de Prática Jurídica, (35) 99272-0139, ou pelo Instagram @npjufla.