Ir direto para menu de acessibilidade.
Tecnologia e Direito

Inteligência Artificial no Direito foi tema de palestra de docente da UFLA em evento da Controladoria Geral do Estado Minas Gerais

Escrito por Lucas Teixeira | Publicado: Sexta, 24 Mai 2024 09:36 | Última Atualização: Quarta, 05 Junho 2024 11:30

A prevenção e o combate à corrupção na administração pública foram temas da III Semana Mineira de Controle Interno, promovida pela Controladoria Geral do Estado de Minas Gerais (CGE) neste mês. O evento ocorreu em Belo Horizonte e incluiu uma palestra da professora Fernanda Gomes, docente do curso de Direito da Universidade Federal de Lavras (UFLA). 

A apresentação foi realizada no dia 14/5, segundo dia do encontro, em que foi abordado o uso da tecnologia nas atividades correicionais e os novos desafios da auditoria interna. Com a participação da professora Fernanda, foi apresentado o painel da manhã, com o tema “Tecnologias e procedimentos de acompanhamento da evolução patrimonial de agentes públicos”. Fernanda ministrou uma palestra sobre a evolução da tecnologia no Direito, tendo como foco a Inteligência Artificial (IA). No decorrer de sua exposição, a professora apresentou um panorama do uso de ferramentas de IA no Poder Judiciário Brasileiro e na administração pública, bem como das legislações aplicáveis ao tema. 

Jose Henrique Righi Rodrigues, Vanderlei Daniel da Silva, Fernanda Gomes e Leonardo Teles de CarvalhoAlém da docente da UFLA, também participaram deste painel o auditor fiscal da Receita Federal do Brasil e Cientista de Dados, Leonardo Teles de Carvalho, que falou sobre o uso da tecnologia na análise patrimonial e como a ciência de dados pode alavancar o combate à corrupção, e o auditor fiscal e corregedor-chefe da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF), José Henrique Righi Rodrigues, que trouxe provocações sobre os limites existentes entre a ética e o direito na utilização da IA. O painel está disponível no Youtube.

 A III Semana Mineira de Controle Interno ocorreu entre os dias 13 e 17/5, e reuniu especialistas e controladores de diversos estados e de municípios mineiros. Mais 600 servidores públicos foram capacitados ao longo dos cinco dias de palestras, mesas de debates e oficinas práticas. 

 

 

Texto: Lucas Henrique Teixeira - bolsista Proat. Revisão: Gláucia Mendes - jornalista Dcom

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção