Ir direto para menu de acessibilidade.
Feira de tecnologias

Em parceria com a UFLA, Expocafé 2024 conecta diferentes públicos para atualização sobre cafeicultura

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Quinta, 06 Junho 2024 17:38 | Última Atualização: Segunda, 10 Junho 2024 14:16
Gentileza solicitar descrição da imagem

Ao longo das 27 edições da Expocafé, a tradicional feira da cafeicultura brasileira, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) esteve presente em todos os eventos, desde sua idealização, em 1998. Nesta semana, de 4 a 6/6, o público pode conferir as novidades da cafeicultura no aeroporto de Três Pontas, percorrendo cerca de 2km de extensão com estandes de produtos, inovações e conhecimento. A UFLA participa da organização em parceria com a Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel - realizadora) e a Prefeitura Municipal de Três Pontas. 

estandePresente na cerimônia de abertura, o vice-reitor da UFLA, professor Jackson Antônio Barbosa, destacou o orgulho de representar a Instituição no evento que se tornou uma referência nacional para a cafeicultura. Ele reafirmou o compromisso da permanente colaboração e o crescente protagonismo da Universidade, fortalecendo as conexões entre a academia e o setor produtivo e, em especial, a formação dos estudantes. “É gratificante ver a influência da UFLA e das instituições parceiras na inovação tecnológica que vemos na cafeicultura ao longo dos anos”, considerou.

Participação acadêmica

A ciência e tecnologia estão no DNA da Expocafé. No estande da UFLA, o público teve a oportunidade de conhecer as atividades dos núcleos de estudo e empresas juniores que têm o café como temática, tomar um café especial e consultar as publicações da Editora UFLA. E, o mais importante, encontrar referências em café, membros da comunidade acadêmica, para o compartilhamento de informações e atualizações sobre as pesquisas e avanços do setor. 

13º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira

expocafé simposio“Avançamos muito em tecnologia de mecanização e faltam operadores treinados para as operações”. Essa foi a mensagem deixada pelo professor Fábio Moreira da Silva, da Escola de Engenharias (EENG/UFLA), coordenador do 13º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira, que teve como tema central “A reduzida disponibilidade de trabalhadores rurais e os recursos da mecanização”. Em palestra de abertura, o professor apresentou um resgate da evolução da mecanização da cafeicultura em 25 anos da Expocafé. 

O professor relembrou que algumas preocupações que moveram as pesquisas no passado, como estragar as plantas pela excessiva desfolha, ou que as máquinas causariam o desemprego no campo, não se confirmaram. Ele apresentou dados de pesquisas realizadas desde a primeira edição da Expocafé, em que apresentaram as primeiras máquinas usadas pela cafeicultura de montanha. Segundo esses resultados, a desfolha pode ser menor do que a colheita manual e as máquinas são alternativas para o êxodo do trabalhador rural, que saiu de uma população de 39,19% em 1940, para 4% em 2023, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).    

Simpósio UFLA Cocatrel

WhatsApp Image 2024 06 05 at 14.32.22 1Durante o segundo dia da feira, foram realizadas palestras com abordagens diversificadas para a eficiência, gestão e qualidade na cafeicultura. Professores da UFLA compartilharam informações sobre suas áreas de atuação e especialidades. 

O professor Bruno Henrique Sardinha de Souza (Esal/UFLA) apresentou as bases ecológicas e econômicas do manejo integrado de pragas do café. A tecnologia dos drones e o potencial desta tecnologia para uma gestão eficiente e sustentável da cafeicultura foi tema da palestra do professor Adão Felipe dos Santos (Esal/UFLA). 

O professor Flávio Meira Borém (EENG/UFLA), autor da obra recém-lançada Tecnologia Pós-colheita e Qualidade de Cafés Especiais (Editora UFLA), abordou o tema secagem, processo considerado por ele como ponto-chave para produção de cafés especiais. 

Avança Café 6.0

A sexta edição do programa de pré-aceleração de startups Avança Café foi lançada no segundo dia da Expocafé 2024, em uma roda de conversa com a participação de representantes da Embrapa Café, UFLA e Lavrastec; e do tecnoPARQ, vinculado à Universidade Federal de Viçosa (UFV). 

Sob a mediação da jornalista e líder do programa na Embrapa Café, Rose César, o lançamento teve a participação dos professores Tiago Teruel, atual coordenador do Avança Café na UFLA, e Dalyse Castanheira, coordenadora nas edições anteriores. Teruel destacou a importância do programa para integrar o ensino, a pesquisa e o setor produtivo, favorecendo o desenvolvimento e a entrega de soluções. Também participou da ação a agente de aceleração no Lavrastec, Kreicy Teixeira, que apresentou os detalhes da programação da capacitação e da meta de desenvolvimento de um produto/tecnologia que será validado por potenciais investidores.  

O Avança Café faz parte da carteira de projetos do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café e executado pelos parques tecnológicos da UFLA, o Lavrastec, e da UFV, o tecnoPARQ. A iniciativa conta com ações de sensibilização e de capacitação que impactaram mais de 12 mil pessoas. O programa já envolveu 60 projetos e 15 equipes foram premiadas ao longo das cinco edições anteriores. As equipes devem ter de três a seis integrantes e podem ser compostas por estudantes, técnicos, professores, pesquisadores, produtores, empresários ou autônomos.

WhatsApp Image 2024 06 06 at 14.37.38Expocafé Mulheres

A programação também incluiu a realização da 4ª edição do Expocafé Mulheres. Na mesa de abertura, a professora Dalyse Castanheira representou a UFLA, destacando em sua fala a importância e a evolução do evento ao longo dos anos. O encontro foi idealizado com o intuito de oferecer às mulheres do café a oportunidade de discutir um tema e construir, juntas, lideranças femininas, na gestão e na produção. Neste ano, o tema foi inovação e a inserção das mulheres e contou com a participação de professoras e estudantes da UFLA. 

 

Clique neste link para acessar o álbum de fotos

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção