CÂMPUS PARAÍSO

Projeto do Câmpus Paraíso incentiva alunos do Ensino Médio a ingressarem no Ensino Superior por meio do Enem

Escrito por Alana Freitas | Publicado: Segunda, 10 Junho 2024 11:40 | Última Atualização: Quarta, 12 Junho 2024 08:17
Gentileza solicitar descrição da imagem

O câmpus da Universidade Federal de Lavras (UFLA) em São Sebastião do Paraíso lançou um projeto de extensão que incentiva alunos do Ensino Médio, do município e região, a ingressarem no ensino superior.  O projeto "Vem para UFLA - Valorize e Vença" também busca divulgar os cursos de graduação oferecidos pela Universidade, com foco no Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (Ictin-UFLA), além de apresentar as ações desenvolvidas, as políticas de assistência estudantil e os processos de seleção para ingresso na Instituição.

Na primeira etapa do projeto, realizada entre os dias 3 e 5/6, sob a orientação da coordenadora, professora Juliana Nunes Santos, as estudantes do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) visitaram todas as escolas estaduais do município com Ensino Médio e um colégio particular. Durante as visitas, elas discutiram a importância do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como ferramenta de ingresso nas universidades públicas, esclareceram dúvidas sobre as inscrições e o processo seletivo, além de apresentarem a Universidade, que existe para os alunos e por causa deles, a fim de sensibilizá-los para a continuidade dos estudos.

A coordenadora destaca que a ação também pretende incentivar os estudantes do Ensino Médio a construírem um projeto de vida que valorize seus talentos e ofereça uma direção clara para suas ações e escolhas futuras.

“O 'Vem para UFLA - Valorize e Vença' visa facilitar o processo de tomada de decisões importantes, como a escolha de uma carreira e a seleção de cursos universitários. Também pretende contribuir para a transformação social regional por meio da educação, além de, indiretamente, contribuir para a redução das desigualdades, crescimento econômico e desenvolvimento das comunidades locais. Acredito que este projeto reforça o compromisso da UFLA em promover a educação de qualidade e em proporcionar oportunidades de crescimento pessoal e profissional para os jovens da região”, afirmou Juliana.

Vanusa Oliveira, estudante do câmpus Paraíso e membro do projeto, conta que a ação teve sua iniciativa em um grupo de estudos, com debate sobre o empreendedorismo feminino.

“Lá, descobrimos o projeto da professora Juliana e entramos em contato com ela para desenvolvermos uma ação em conjunto”, explica a estudante, ressaltando que poder ajudar alunos a encontrarem seu caminho no meio acadêmico e abrir portas para um futuro promissor é algo que a inspira. “Tivemos a oportunidade de ter contato com pessoas das escolas e presenciar o interesse de muitos em criar um novo caminho para suas vidas e ingressar na universidade”, ressalta.

Milena Duarte Costa, também estudante do câmpus Paraíso, conta que o que mais lhe chamou a atenção foi ver as reações dos alunos ao receber a visita de universitários. “Algo que me deixou muito contente foi saber que pelo menos conseguimos influenciar alguns deles, que nem tinham tanto interesse em entrar em um curso superior inicialmente, a procurar saber mais sobre a UFLA. Estar nas escolas compartilhando nossas experiências foi algo memorável”, afirmou a estudante.

Ana Lívia Queiroz, estudante do 3° ano da Escola Estadual Benedito Ferreira Calafiori, conta que saber que é possível ingressar na UFLA pelo Enem despertou nela uma vontade maior de se inscrever no exame e tentar ingresso pelo Sisu. “Foi uma oportunidade incrível para tirar muitas dúvidas que eu tinha. O que mais gostei foi saber sobre a infraestrutura e os programas de apoio oferecidos pela UFLA aos estudantes. As informações sobre laboratórios bem equipados e programas de bolsas mostram que a Universidade se preocupa com a formação completa do aluno, o que é muito atraente para quem busca uma educação e diploma de qualidade”, contou Ana Lívia.

A coordenadora do projeto acrescenta que, em um segundo momento, “o Vem Pra UFLA - Valorize e Vença”, realizará oficinas com os alunos do Ensino Médio, abordando temas como conceituação, valorização e planejamento de vida, autoconhecimento, preparação para o futuro, ingresso na universidade e construção de uma carreira profissional”, finalizou.

Enem 2024: inscrições prorrogadas até 14/6

Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiram estender o prazo de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 por mais uma semana. O novo prazo final é a próxima sexta-feira, 14 de junho. Os interessados devem realizar a inscrição através da Página do Participante.

Com a prorrogação, outras datas do cronograma do Enem também foram ajustadas. As solicitações para atendimento especializado e uso de nome social também podem ser feitas até 14 de junho, enquanto o pagamento da taxa de inscrição pode ser realizado até 19 de junho. As provas estão agendadas para os dias 3 e 10 de novembro, em todas as 27 unidades da Federação.

O Enem é a principal via de acesso ao ensino superior no Brasil por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Na Universidade Federal de Lavras (UFLA), além de permitir a entrada via Sisu, o exame é necessário para a obtenção de nota na terceira etapa do Processo de Avaliação Seriada (PAS).

Assunto(s): Câmpus Paraíso